XLIV Regata à Vela CIAGA

Com o vento e o clima favorável, a 44º edição da Regata a Vela CIAGA aconteceu no Clube Naval Charitas com uma emocionante disputa dos veleiros do começo ao fim. Proporcionando um dia espetacular para os competidores e os convidados presentes.

A XLIV Regata à Vela CIAGA, ocorreu no dia 8 de outubro, nas instalações do Clube Naval Charitas (CNC), em Niterói. O evento foi organizado pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), com a ajuda do Grêmio de Vela e Remo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (GVREFOMM), a competilçao contou com a presença dos Alunos da EFOMM, convidados especiais e velejadores.

fa0075-20161008jp
(Foto: Al. Fabrício/Jornal Pelicano)

PREPARAÇÃO

Na manhã de sábado, os alunos foram levados de lancha e ônibus para o CNC, pois a preparação do evento contou com a ajuda dos integrantes do GVREFOMM e Alunos voluntários dos três anos escolares. Os Alunos voluntários arrumaram o local para o evento, atentos à comodidade dos convidados e dando suporte aos competidores. Enquanto os velejadores, ansiosos e entusiasmados, planejaram suas estratégias e prepararam suas embarcações para correr o circuito.

CERIMONIAL À BANDEIRA

O Cerimonial à Bandeira – culto tradicional dos militares ao Pavilhão Nacional – foi feito pelo Al. Vazquez, Al. Leonardo Matos e o Al. Penna, os quais içaram a bandeira do Brasil e a bandeira do Clube Naval Charitas. Após o hasteamento, o Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço, proferiu palavras agradecendo a presença dos convidados, desejando sorte aos velejadores e saudando o Diretor de Portos e Costas (DPC) VAlte Wilson Pereira de Lima Filho, o CAlte Newton de Almeida Costa Neto e todos os demais Oficiais presentes no local.

Alunos da EFOMM realizando (Imagem: Jornal Pelicano)
Alunos da EFOMM içando a bandeira do Brasil e a bandeira do CNC (Foto: Al Fabrício/Jornal Pelicano)

Após relembrar a história da Regata CIAGA, que se iniciou em 1972, o Comandante parabenizo os envolvidos na organização do evento, orgulhoso por aperfeiçoarem e adquirirem sensos de equipe, responsabilidade e organização, agradecendo aos patrocinadores por fazerem possível, mais uma vez, a realização da Regata.

O Diretor de Portos e Costas pronunciou algumas palavras, agradecendo o convite e salientando a importância do esporte em equipe para a formação profissional dos alunos, o qual desenvolve características fundamentais como a união, a empatia e a responsabilidade. Frisou, também, a oportunidade que a Regata confere em aproximar as Escolas da Marinha do Brasil.

 (Imagem: Jornal Pelicano)
O Diretor de Portos e Costas pronunciando algumas palavras para os presentes (Foto: Al Fabrício/Jornal Pelicano)

O EVENTO

No final da Cerimônia, os velejadores foram em direção às suas respectivas embarcações para que fossem feitos os últimos ajustes para o início da Regata. Assim que começaram a ocorrer as largadas dos grupos com suas respectivas classes, os convidados pouco a pouco foram se encaminhando para o deck, a fim de aproveitar o buffet servido enquanto se entretiveram com as apresentações do Grêmio de Música da EFOMM, o qual teve uma importante participação, animando e interagindo com aqueles que estavam assistindo.

(Foto: Al Yasmin Mouzinho/Jornal Pelicano)
Embarcação Alegrete que ganhou Ouro da categoria Velamar22 (Foto: Al Yasmin Mouzinho/Jornal Pelicano)

“A organização estava impecável, o ambiente estava agradável e as atrações foram muito bem recebidas pelo público”

contou a Al. Carolina Gomes, que fez parte da Comissão de Regata.

“O percurso foi muito bem apontado, o vento estava muito bom, sem calmaria. Tudo favoreceu para que a Regata ocorresse da melhor forma”

disse a Al. Natália que correu a Regata pelo Tantun.

COBERTURA JORNAL PELICANO

O Jornal Pelicano marcou presença na Regata, fazendo a cobertura em tempo real para os convidados, que se encontravam no deck – onde foi servido o buffet e foi realizado as apresentações das bandas. A preparação da equipe começou na semana anterior, a qual visitou o local do evento para montar a tática de cobertura. Com o intuito de fazer a cobertura ao vivo para interagir os convidados com a corrida, foi montada a Central Pelicano, a qual os repórteres, editores e escritores recebiam fotos e vídeos. A equipe foi dividida, os membros que não estavam na Central, filmavam e fotografavam a corrida da lancha, enquanto alguns acompanhavam o evento em terra e outros, faziam a cobertura aérea pelo DRONE. Todo o material recolhido era rapidamente entregue à Central, que editava e transmitia para os convidados pela televisão e via facebook, para àqueles que não estavam no local.

PREMIAÇÃO

Segue abaixo as listas dos vencedores de cada categoria:

1. ESCALER

COLOCAÇÃO NOME DO BARCO CLUBE CMTE/TIMONEIRO NUMERAL
PAULA ICRJ ES35
REGULOS GVREFOMM GABRIEL RIBEIRO/ FRANCISCO/ CHRISTIANE/ YURI/ THALITA/ TIBURCIO/ MARQUES BRA17
BRA34
DEL ANGELO GVEN LEONARDO CORDEIRO/ NERI/ SCHUMACKER/ STAMACO/ AUGUSTO/ JULIO MACHADO/ SHENG BRA28
DNF BRACUÍ GVCN GABRIEL/ AIRTON/ SOBRAL/ PESSOA/ REINA S/N

 

2. BICO DE PROA

COLOCAÇÃO NOME DO BARCO CLUBE CMTE/TIMONEIRO NUMERAL
SOT CAT MARCELO VALADARES/ MARCELO SIVEIRA/ FABRICIO S/N

 

3. BRASÍLIA 32

COLOCAÇÃO NOME DO BARCO CLUBE CMTE/TIMONEIRO NUMERAL
PEQUOD RYC CARLOS WERNE/ REGINA/ RAFAEL/ LETICIA/ SIMÃO BRA597
IRIRI-RIO CNC MARIA APARECIDA MAGNO/ ERICA/ VANDA/ SILVIA/ NATALIA/ TAVILE 11
TAYCONG CRG GILBERTO CASTRO/ RAUL/ WILLIAM/ NILTON/ RODRIGO/ PAULO/ FERNANDO S/N
TUCUNARÉ ICRJ PAULO CÉZAR/ FERNANDO/ PAULO/ VANESSA/ ERICK BL634

4. DINGUE

COLOCAÇÃO NOME DO BARCO CLUBE CMTE/TIMONEIRO NUMERAL
LOVELY DAY RYC MARCELO MAIA/ GUILHERME 4366
JINGLE BEL VII CNC LUIZ JOSÉ CORRÊA JUNIOR/ LUIZ GUSTAVO 4606
NAVEGA SP RAFAEL SOARES/ TEMER 7055
PG1 PG 41
PG4 PG 11
NAVEGA SP 9510
PG5 PG 4
PG2 PG 22
PG3 PG 21
10º JOURNEY CNC BRA46
11º SWEET CAROLINE CNC 8864
12º ESKRITÓRIO IV CNC 4639
13º URUBU ICI 3999
14º BOTO CINZA ICB 4746
15º MEM 17
16º NAVEGA SP 4123
17º GARFIELD 4753
18º QUERIDA MARIA BSJ 4060
DNF OS LORENZOS CNC 4022
DNF ALDA ICI 99
DNF PETIZ PCSF 891
DNF DALK DUDU CNC 4555
DNF PATILOBI CNC 4022
DNF ICI1 ICI 3440
DNF AMORE PCSF 4040
DNF ICI 4296
DNF MIMOSO GVREFOMM 4416
DNF MARLOM3 NAVEGA PG 7055