No dia 7 de Dezembro, realizou-se no Auditório Almirante Newton Braga, a passagem de comando dos principais grêmios da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). E neste evento, presidido pelo Exmo. Sr. CAlte Gilberto Cezar Lourenço, Comandante do CIAGA, o Jornal Pelicano (JP), o Grêmio de Vela e Remo da EFOMM (GVREFOMM) e a Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM) receberam seus novos presidentes.

Passagem de Comando do Jornal Pelicano

Presidência que assume ao lado da presidência que passa, posando com o Livro de Posse. (Foto: Al. Joaquim / Jornal Pelicano)

Após 1 ano no comando do mais antigo grêmio da EFOMM, os alunos Felipe Dias e Márcio, respectivamente, Presidente e Vice Presidente do JP no ano de 2016, foram exonerados do cargo depois de terem feito uma competente administração. E dentre as principais realizações, destacaram-se a elaboração do Estatuto Social do Jornal, lançamento do projeto “Histórico das Turmas” e retomada da publicação das edições impressas do Pelicano. Além da cobertura de eventos e cerimônias militares ocorridas ao decorrer do ano, tendo algumas contado com transmissão ao vivo e utilização de imagens aéreas com o drone.

Escute o discurso do aluno Felipe Dias:

Todavia com o fim do ciclo dos alunos do terceiro ano da Escola, assumiram o comando do Jornal os alunos Nunes Alves e Renata, respectivamente, Presidente e Vice Presidente, com o compromisso de manter o elevado padrão do Jornal Pelicano, no contexto acadêmico-marítimo, devido as boas administrações anteriores.

Ouça o discurso do aluno Nunes Alves:

Passagem de comando do GVREFOMM

CAlte Lourenço e ComCA Rodrigo com os membros de 2016 e 2017 do GVREFOMM. (Foto: Al. Joaquim / Jornal Pelicano)

Concluído o mandato do Comodoro Quintino, o GVREFOMM termina o ano com um saldo positivo de sua participação na rotina do Corpo de Alunos, tendo uma contribuição direta nos principais eventos em contribuição a formação marinheira dos alunos da EFOMM.

Ouça o discurso do aluno Quintino:

Além disso a presença do Grêmio nas principais regatas do calendário da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, e outras regatas de relevância nacional, contribuíram para o fortalecimento e crescimento do GVR. Ademais atribui-se à comodoria do corrente ano, a reabilitação total da flotilha do Grêmio, fator determinante para a obtenção dos excelentes resultados obtidos no ano, o que aumenta a responsabilidade do novo Comodoro, Al. Mello e seus Vice Presidentes da Vela e Remo, Alunos Jonas Gomes e Rodrigo.

Ouça o discurso do aluno Mello:

Passagem de Comando da SAMM

Presidente exonerado Guerra posa com o presidente que assume, Leonardo. (Foto: Al. Joaquim / Jornal Pelicano)

Depois de uma administração marcada por inovações, os Alunos Guerra e Fevereiro, deixaram a presidência do mais importante grêmio da EFOMM. Sendo responsáveis por administrar e dar suporte a todos os grêmios da Escola, a gestão 2016 foi capaz de ampliar o catálogo de produtos oferecidos pela loja da SAMM, concluir o reparo na sala de vídeo e auxiliar na implantação da Barbearia Feminina, primeira em uma Organização Militar.

Escute o discurso do aluno Guerra:

No âmbito esportivo, foram realizadas competições como MercNav e MercAer, além de competições internas que ajudaram a motivar os atletas da EFOMM. Ademais eventos como visitações, churrascos, arraiá do CIAGA, bailes e o FIC, contribuíram para a formação extraclasse dos alunos da Escola. E com o desafio de manter os bons resultados obtidos no ano corrente, o novo presidente, Al. Leonardo, e seu vice, Al. Duarte, contarão com o apoio do Corpo de Alunos para realizarem uma ótima administração, tendo em vista um ano marcado pelos recursos escassos.

Ouça o discurso do aluno Leonardo:

Confira as fotos do evento da passagem das agremiações:

Sem título
(Fotos: Al. Joaquim / Jornal Pelicano)

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.