Hoje, dia 15 de dezembro de 2016, quinta-feira, ocorreu a tão esperada cerimônia de Declaração de Praticantes da turma Capitão de Longo Curso (CLC) Luiz Augusto Cardoso Ventura, conhecida como Quatorze (14). O evento contou com a presença do Comandante da Marinha, Excelentíssimo Senhor Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, do Diretor geral de navegação (DGN) Excelentíssimo Senhor Almirante de esquadra Paulo Cézar de Quadros Küster e o Diretor de portos e costas (DPC) Excelentíssimo Senhor Vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho.

Pela útlima vez, os alunos da turma 14 entram marchando no Campo de Esportes do CIAGA. (Foto: Al. Helena Ferreira / Jornal Pelicano)

A turma quatorze escolheu o nome do CLC Luiz Augusto Cardoso Ventura em homenagem ao mercante que foi exemplo de dignidade, ética, coragem e profissionalismo. Dentro dos 37 anos de sua vida que dedicou ao mar, se destacou por um ato heroico onde salvou a vida de 29 tripulantes que se encontravam em um navio à pique no mar Índico. Em resposta a tão admirável homenagem, o filho do comandante se pronunciou em nome de toda a família através de uma carta, que pode ser lida, em sua totalidade, logo abaixo:

Download (PDF, Unknown)

Após três anos de ansiedade e duas semanas de incansável treinamento, nem o mau tempo conseguiu atrapalhar. A formatura foi executada com perfeição em todos os aspectos. A abertura ficou por conta da banda marcial de fuzileiros navais que proporcionou aos presentes um verdadeiro show. Iniciada com a participação de batalhões compostos pelos alunos do primeiro e segundo ano, a expectativa se mantinha na entrada dos novos praticantes da escola. O campo esportivo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) foi tomado pela turma 14.

Mãe do PON Berço Cruz troca as platinas de seu filho. (Foto: Al. Helena Ferreira / Jornal Pelicano)

A troca das platinas de terceiro ano pelas de praticante começou a ser feita pelos alunos mais bem colocados dos cursos de náutica e máquinas, os praticantes alunos Berço Cruz (01 de náutica) e Moscoso (01 de máquinas), respectivamente.

Familiares trocam a platina do POM Guerra (Foto: Al. Anna Viriato / Jornal Pelicano)

Não somente na EFOMM, mas na vida, uma das coisas mais importantes que podem ser deixadas é um legado e a mais nova turma de praticantes obteve esse sucesso. A turma 14, durante seus três anos na escola, se destacou por seu garbo e vibração. Donos de uma união incrível conseguiram transmitir para os seus adaptados (alunos do primeiro ano, feras) o amor que sentem pela escola e o que os fizeram motivados durante esse período, fazendo com que mesmo ausentes fisicamente, sejam muito bem representados pela turma uno meia.

Ao se aproximar o fim da cerimônia, a canção “Adeus, escola querida” foi cantada. Selando a cerimônia, o fora de forma foi comandado e seguido pelo canto do brado da turma. A indescritível sensação de dever cumprido tomou conta da formatura, lágrimas de alegria podiam ser vistas por todos os lados.

Praticantes da Turma CLC Ventura posam para foto. (Foto: Al. Anna Viriato / Jornal Pelicano)
Registro do pedido. (Foto: Al. Anna Viriato / Jornal Pelicano)

O que não estava previsto no script era um ato que pode ser considerado tão marcante para alguém, quanto uma Declaração de Praticante. O aluno Rodolfo Anuda resolveu eternizar ainda mais a data de hoje, pedindo a mão de sua namorada, Lívia, em casamento.

A equipe do Jornal Pelicano juntamente com o corpo de alunos, deseja à turma 14 bons ventos e mares tranquilos. Sucesso e uma excelente praticagem!

Acompanhe todas os cliques desse dia na nossa galeria, basta clicar na foto abaixo:

FA026-20161215JP