Dia Marítimo Mundial: Transporte marítimo indispensável para o mundo

A data é celebrada com uma cerimônia em homenagem aos grandes nomes da Marinha Mercante brasileira e chama atenção para os impressionantes números do transporte feito pelos rios, mares e oceanos de todo o mundo.

No dia 27 de setembro de 2016, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) recebeu a cerimônia alusiva ao Dia Marítimo Mundial. Presidida pelo Comandante da Marinha e Autoridade Marítima Brasileira, AlteEsq Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e com a presença de diversas autoridades civis e militares da comunidade marítima, o tema era: “Transporte marítimo: indispensável para o mundo”.

O DIA MARÍTIMO MUNDIAL

Celebrado na última semana de setembro, o Dia Marítimo Mundial ocorre desde 1978, quando foi instaurado pela Organização Marítima Internacional (IMO), órgão das Nações Unidas (ONU) que regula as embarcações e profissionais que vivem dos mares e oceanos. O objetivo desta data é mostrar a relevância da comunidade marítima para a sociedade global.

Em sua página oficial, a IMO destacou a importância do transporte marítimo em números e dedicou um texto às celebrações por todo o mundo, que promoveu debates em fóruns e sindicatos; levou crianças carentes a conhecerem navios mercantes; e conseguiu atenção para o papel da IMO e dos marítimos para o comércio mundial.

“A verdade é que o transporte marítimo afeta a todos nós. Não importa onde você se encontra no mundo, se olhar em volta, você certamente verá alguma coisa que foi ou será transportada por via marítima, seja na forma de matérias primas, componentes ou produtos acabados. Ainda assim, poucas pessoas têm ideia de quanto dependem do transporte marítimo. Para a grande maioria, o transporte marítimo está distante de sua percepção. Isso é um desserviço para uma indústria que silenciosa e eficientemente, dia e noite, nunca pausando ou parando, mantém o mundo girando e sustém as pessoas do mundo alimentadas, abrigadas e entretidas. É uma história que precisa ser contada”.
Trecho do Comunicado Oficial da IMO referente ao Dia Marítimo Mundial.

NU0000-20161103JP
Corpo de Alunos da EFOMM em formatura no Pátio da Bandeira. (Foto: Al. Nunes Alves / Jornal Pelicano)

SOLENIDADE NO CIAGA

No Brasil, os principais eventos da data ocorreram no CIAGA, que forma, atualiza, prepara e aperfeiçoa os marítimos brasileiros desde 1971. Com a ilustre presença do Corpo de Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), a tarde do dia 27 transcorreu com discursos e homenagens às importantes figuras, atuais e históricas, da Marinha Mercante.

Os destaques são a entrega do Distintivo de Comodoro, honraria concedida a um profissional de altíssima qualificação e experiência, que contribuiu grandemente para o avanço de nosso país através da Marinha Mercante, dada ao CLC Francisco Moreira Neto; a entrega do Título de Embaixador Marítimo da IMO, honraria concedida à personalidades que se tornam porta-vozes da Organização e que compartilham conhecimentos, experiências e a paixão pelo mundo marítimo, dada ao CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar; e a homenagem ao patrono da Marinha Mercante Brasileira, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.

page (2)
Montagem com os homenageados do dia 27 de setembro. (Montagem: Jornal Pelicano)

NÚMEROS DO TRANSPORTE MARÍTIMO

Segundo a United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD), 9,84 bilhões de toneladas de carga foram transportadas pelas águas do planeta em 2014. São mais de 80% do volume de todo o transporte de carga da Terra, e representa mais que 1 tonelada de carga por pessoa no mundo. Esse número é quase três vezes maior que o volume transportado em 1970, primeira vez em que esse valor foi calculado.

São quase 90.000 navios cadastrados na IMO viajando pelo mundo, com seus 1,18 milhão de tripulantes de mais de 150 diferentes nacionalidades.

COMUNIDADE MARÍTIMA

Dada a importância deste dia para o meio marítimo, as principais agências de mídia especializada cobriram os eventos, desde os gigantes internacionais como Marine Insight e World Maritime University, como também as páginas nacionais Guia Marítimo, DPC e Marinha do Brasil.

Mantendo o ritmo de festividade e aproveitando o foco, a IMO já divulgou o tema do Dia Marítimo de 2017: “Conectando Navios, Pessoas e Portos”.

NU0001-20161103JPO Jornal Pelicano deseja bons mares e ventos tranquilos a todos os homens e mulheres do mar que se dedicam diariamente ao transporte e ao comércio globais. Como forma de homenagem aos marítimos, o JP realizou naquele dia, a primeira experiência com cobertura ao vivo de uma cerimônia. Continue atento às nossas coberturas e aguarde mais novidades.