No dia 17 de novembro, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) comemorou o Dia Nacional do Panamá em cerimônia alusiva, presidida pelo Exmo. Sr. Contra Almirante Lourenço, contou com a presença do corpo de alunos e demais oficiais da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

Aluno Espinoza durante a cerimônia (Foto: Jornal Pelicano)

A cerimônia teve início quando o aluno Andrés Francisco Hidalgo Espinoza (Panamá) leu um breve histórico do seu país, ressaltando a importância do Canal do Panamá para a formação do Estado Nacional e sua independência. Em seguida o aluno Victor Araújo pediu permissão ao almirante Lourenço, para dar início ao cerimonial à bandeira, no qual o pavilhão panamenho foi içado na verga de boreste do mastro principal do CIAGA.

Aluno Victor Araújo içando o estandarte do Panamá (Foto: Jornal Pelicano)

Terminado o cerimonial ao som do hino nacional, cantado com muita emoção pelo aluno Espinoza, o Comandante do Corpo de Alunos, CF Rodrigo, proferiu algumas palavras em homenagem ao país da América Central.

Histórico

Colônia espanhola até 1821, o Panamá se uniu a Equador, Nova Granada e Venezuela, sob o nome de República da Grã-Colômbia. E após a sua dissolução em 1831, o país manteve-se unido a Nova Granada, atual Colômbia. Todavia com o apoio dos EUA, o Panamá obteve a sua independência em 1903, e desta forma tornou-se possível a construção do Canal do Panamá, com o apoio americano.

Bandeira do Panamá (Imagem: Google Imagens)

O país tem a sua economia fortemente influenciada pela zona de livre-comércio de Colón, bandeiras de conveniência para navios mercantes e a exploração do Canal do Panamá. Por isso o país tem a segunda maior economia da América Central, além de ter o quinto maior IDH da América Latina.

Confira as fotos do Dia do Panamá abaixo:
Dia Nacional do Panamá 2016

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.