As disputas da natação ocorreram na tarde de sábado, pelas modalidades de 50 metros costas, peito, borboleta e livre; e revezamentos 4 x 50 metros livre e medley. Ao todo, a EFOMM subiu ao pódio 7 vezes, sendo 3 vezes em primeiro lugar, 2 vezes em segundo e outras 2 em terceiro lugar.

Atletas da EFOMM conquistam 6 medalhas na MercaEx. (Foto: PON Alessandro / Jornal Pelicano)
Atletas da EFOMM conquistam 6 medalhas na MercaEx. (Foto: PON Alessandro / Jornal Pelicano)

No individual, o destaque foi para o terceiranista Al. Guerra, responsável diretamente por 2 das 3 medalhas de ouro da EFOMM. Na disputa dos 50 metros peito, o atleta chegou a abrir 4 segundos e 30 centésimos de diferença para o segundo colocado, da EsPCEx, vencendo a prova com o tempo de 34”54′. Nos 50 metros livre, o qual ele também foi campeão, a diferença foi igualmente notável, porém menor, de apenas 78 centésimos de segundo, totalizando 27”15′.

Aluno Guerra se destaca com 3 ouros. (Montagem: PON Alessandro / Jornal Pelicano)
Aluno Guerra se destaca com 3 ouros. (Montagem: PON Alessandro / Jornal Pelicano)

No entanto, foi no revezamento 4 por 50 metros medley que sua participação mais impressionou. Tendo já nadado em 3 provas anteriores e corrido, no mesmo dia, a prova de 3000 metros e revezamento 4 por 400 metros, pela equipe de atletismo da EFOMM, o “multiatleta” conseguiu abrir quase dois corpos de diferença do grupo adversário. E isso contribuiu relevantemente para a vitória da equipe, segundo a professora de educação física e técnica Viviane. “Ele agiu como destaque nessa competição, nos surpreendendo com resultados louváveis nas 4 provas que participou”, declarou.

O nadador acredita que o seu desempenho na competição muito se deveu ao forte senso de cooperação que aprendeu dos treinos. “Apesar da natação ser um esporte individual, nós aprendemos a trabalhar pensando no companheiro”, revelou. Mesmo tendo apenas 3 minutos para descansar da prova anterior, o atleta seguiu para o revezamento. “Como na última prova, já cansado, entrei para buscar pontos para equipe”, observou, afirmando que só porque acreditava nas chances de todos e em si mesmo, conseguiu dar o seu máximo, mantendo-se motivado.

“Acredite que você pode, esse é o primeiro passo da vitória.”

Professora Viviane posa com atletas de sua equipe. (Foto: PON Alessandro / Jornal Pelicano)
Professora Viviane posa com atletas de sua equipe. (Foto: PON Alessandro / Jornal Pelicano)

A professora Viviane disse que suas expectativas são sempre as melhores de seus nadadores: “Eu sempre confio na raça, determinação e positivismo que a minha equipe deposita a cada competição”. Ela afirma que mesmo apesar das restrições que a rotina acadêmica e militar impuseram aos treinamentos para a competição, os resultados foram os melhores do ano: “Nós ficamos no mesmo nível de uma equipe que acaba treinando mais que a gente; aos meus atletas, quero dizer que mais uma vez o orgulho fez parte de mim e tenho certeza que, juntos, iremos conquistar muitas medalhas ainda”.

Além de Guerra, subiram ao pódio, com medalhas de prata, os alunos Klein (3º Ano), Camini (2º Ano), Moura e Serafim (1º Ano), no revezamento 4 por 50 metros livre, com o tempo total de 1’54”83 e, também, o primeiranista Moreno, nos 50 metros nado borboleta, com o tempo de 29”16. Já no terceiro lugar do pódio, com as medalhas de bronze, subiram o Praticante de Oficial de Náutica (PON) Cossatis, nos 50 metros tipo costas, com o tempo de 37’44’ e o aluno do primeiro ano Satyro, nos 50 metros tipo peito, com o tempo de 39”24.

Livre, Costas, Revezamento, Ouro. (Animação: PON Alessandro / Jornal Pelicano)
Livre, Costas, Revezamento, Ouro. (Animação: PON Alessandro / Jornal Pelicano)

Sobre a participação do PON Cossatis na equipe, Viviane explica que é sempre bem-vindo contar com a experiência de 3 anos de competição de um ex-aluno. Além disso, a sua participação foi fundamental para completar o número de atletas necessários à competição, já que não haviam nadadores suficientes disponíveis.

Abaixo, os resultados da EFOMM:

Súmula oficial das provas de natação da MercaEx (Imagem: Jornal Pelicano)
Súmula oficial das provas de natação da MercaEx (Imagem: Jornal Pelicano)

Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos do Natação e todos os momentos da MercaEx:

AL064-20160827JP
(Foto: PON Alessandro / Jornal Pelicano)
COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.