O evento começou pela manhã do dia 10 de setembro, às 1000, quando o Exmo. Sr. CAlte Gilberto Cezar Lourenço, Comandante do CIAGA, fez uma breve apresentação sobre Centro de Instrução para os convidados dos alunos. Mostrou o organograma geral do CIAGA na Marinha do Brasil, desde o Comando da Marinha, passando pela Diretoria Geral de Navegação e a Diretoria de Portos e Costas, chegando na EFOMM.

Ademais, mostrou fotos para os presentes e apresentou algumas instalações utilizadas na formação dos alunos: laboratórios de automação, química e solda, simuladores de navegação eletrônica e de operações comerciais marítimas. Falou sobre o projeto CIAGA VERDE e da adesão ao programa Forças no Esporte (PROFESP). Ao fim da apresentação, todos os presentes puderam assistir a um breve vídeo com momentos da trajetória da Turma 14 – Turma CLC Luiz Augusto Cardoso Ventura.

IMG_4932
(Foto: Al. Fabrício / Jornal Pelicano)

Encerrada a palestra, todos se dirigiram ao bloco F para acompanhar o plantio de árvore feito pelo Comandante-Aluno Berço Cruz, forma simbólica dos alunos se eternizarem na Escola. Após o período de visitação livre, todos se encaminharam para a quadra do CIAGA para confraternizar e celebrar a proximidade da conclusão do curso. Terminada a refeição, o ComAl proferiu seu discurso, cujo enfoque estava na trajetória percorrida por sua turma na Escola, primeiros dias de adaptação, amizades construídas e inclusive noites em claro em vésperas de prova.

Até chegar ao momento, no qual os alunos perceberam, que tudo isso chegaria ao fim…

“Chegamos sem nada entender do que era a vida no mar… e estamos chegando finalmente ao tão desejado momento. Não foi fácil!”

Terminada a sua alocução, foi a vez do 1T (RM2-T) Rafael Campos, paraninfo da turma, fazer a sua. Ele agradeceu pela escolha e enalteceu o apoio da família dos alunos, que nunca faltou a eles durante todo o curso. E desejou toda a felicidade do mundo aos formandos. Pediu também que eles colocassem em prática todos os conhecimentos morais aprendidos na Marinha e que eles nunca se esquecessem dos momentos vividos em sua tão querida escola.

Por fim, o Almirante Lourenço abriu a oportunidade para os familiares dizerem algumas palavras aos alunos, o que fez o evento terminar de forma singela e emocionante. Entre as lágrimas das lembranças de sua longa caminhada percorrida na escola, os sorrisos e incertezas que o futuro lhes reservam, os alunos da Turma 14 começaram a se despedir de sua tão querida EFOMM para navegar em outros mares. Porém, tendo sempre em seus corações todas os momentos vividos ali.

Para ter acesso a galeria de fotos do evento, clique na foto abaixo:

FA115-20161007JP
Alunos Jéssica Lisboa e Gomes Dantas no evento antes de licenciarem. (Foto: Al. Sebastian / Jornal Pelicano)
COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.