Na sexta-feira, 05 de agosto de 2016, 10 alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) foram visitar o Navio Veleiro Training Ship Danmark (TS Danmark), fundeado na Baía de Guanabara. O veleiro veio da Dinamarca, sendo essa viagem denominada Olympic Voyage 2016, estando aqui desde o dia primeiro dia de agosto a fim de acompanhar os Jogos Olímpicos 2016, sediados na cidade do Rio de Janeiro e que atraiu a atenção mundial durante esse período.

Essa visitação surgiu através da parceria firmada em 2013 que já existe entre a Marinha do Brasil, o Governo Dinamarquês e a empresa dinamarquesa MARTEC, responsável pela embarcação. Dessa maneira, o CIAGA destacou o CT (T) Reis para ser o oficial de ligação entre o navio e a MB. Nos últimos 3 anos, ela vem acolhendo os praticantes melhores colocados do Curso de Náutica e do Curso de Máquinas dos dois Centros de Instrução de nosso país, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), na capital fluminense e o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém, no estado do Pará.

O Governo Dinamarquês ordenou a construção do navio-escola Danmark em 1932. Eles almejavam ter um navio-escola que atendesse às suas expectativas. Nele, podem viajar até 80 cadetes além das 15 pessoas que compõem a tripulação. O navio possui três mastros, os quais utilizam o vento como propulsão a fim de singrar os mares e visitar várias regiões do planeta.

A partir dessa viagem, esses cadetes podem aprender valores fundamentais que permeiam as relações humanas e que são essenciais para construir boas relações profissionais: espírito de cooperação, companheirismo, amizade, trabalho em equipe, liderança, disciplina, respeito, além de aumentarem ou descobrirem um amor indescritível pela vida no mar. Após essa viagem, eles são formados como marinheiros (Ordinary Seaman) e para ascender na carreira precisam de tempo de embarque e necessitam passar por mais algumas etapas também.

Os alunos da EFOMM foram recebidos à bordo pelo Comandante do Navio Kurt Andersen que os deu as boas-vindas. Foi servido um extravagante almoço em comemoração a essa Viagem Olímpica, e alguns trainees fizeram um tour com os alunos, intensificando a interação entre os dois países.

Confira a galeria de fotos da visitação:

FD001-20160805JP
(Fotos: Als. Felipe Dias, Sérgio Mesquita, Lorrayne / Jornal Pelicano)

Conheça mais sobre o navio:

Veleiro dinamarquês foi construído em 1932 (Foto: Al. Felipe Dias / Jornal Pelicano)
Veleiro dinamarquês foi construído em 1932 (Foto: Al. Felipe Dias / Jornal Pelicano)

TS DANMARK (Copenhagen)

Ano de fabricação 1932
Tonelagem 790t.
Comprimento 77m.
Boca 9,8m.
Calado Máximo 5,2m.
Propulsão Vela, motor à diesel
Tripulação 80 cadetes e 15 tripulantes

O intercâmbio

Os trainees dinamarqueses totalizavam 80 pessoas, dentre os quais 51 homens e 26 mulheres. Eles foram divididos em quatro grupos de 20 alunos, sendo estes grupos os mesmos que eles trabalham a bordo executando suas atribuições e fainas marinheiras. Foi realizado um rodízio em que, por cinco dias, cada grupo ficou alojado nas dependências do CIAGA, promovendo a interação entre os brasileiros e os dinamarqueses. Durante esse período, os trainees experimentaram um pouco da rotina dos alunos da EFOMM, divertiram-se com aulas de samba realizadas no Salão Nobre do Grêmio de Vela e Remo e assistiram também o Cerimonial à Bandeira realizado no dia 16 de agosto, em que a bandeira dinamarquesa foi exibida no mastro na verga de boreste como mandam as tradições navais.

Esse intercâmbio cultural entre os alunos da EFOMM e os trainees dinamarqueses foi intensificado através de passeios turísticos por alguns lugares do estado do Rio de Janeiro, como nas fotos a seguir:

Confira maiores informações no site da MARTEC: https://www.martec.nu/1210