Candidatos do Concurso EFOMM 2017(Foto: Al. Thais Rosales/ Jornal Pelicano)

Nos dias 3 e 4 de setembro, em 13 cidades do país, foi realizada a 1ª etapa do Processo Seletivo de Admissão à Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) em 2017.

Eram esperados pouco mais de 8000 candidatos, entre 17 e 23 anos, para o preenchimento de 230 vagas, sendo 140 para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), localizado no bairro de Olaria, na cidade do Rio de Janeiro e 90 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), localizado em Belém do Pará. Os candidatos inscritos nas regiões Norte e Nordeste concorrem as vagas pertinentes ao CIABA e as demais regiões para o CIAGA.

No sábado, aplicaram-se as provas de Português, Inglês e Redação e, no domingo, as de Matemática e Física.

Entrada nos locais de prova

Womens Evening Dresses
Abertura do portão no CIAA as 0730 do horário de Brasília.(Foto: Al. Thais Rosales/ Jornal Pelicano)

Em ambos os dias de prova, a maioria dos candidatos começou a se concentrar bem cedo, na entrada dos locais de realização dos Exames. A abertura dos portões, ocorreu, rigorosamente, às 0730 do horário de Brasília, como estabelecido no item 9.12 do edital

Apesar da maior parte já ter chegado com antecedência nos locais de prova, houve correria até os últimos minutos antes do fechamento dos portões, ocorrido, exatamente às 0830 do horário de Brasília. Alguns candidatos confundiram seus locais de prova, entretanto, a organização sanou o problema disponibilizando viaturas do CIAGA para o CIAA, para o transporte de candidatos para os locais corretos.

Medidas de segurança

glueless full lace wigs
Alunos da EFOMM fazendo a verificação dos documentos necessários.(Foto: Al. Thais Rosales/ Jornal Pelicano)

Exigiu-se na entrada dos portões e nos locais de realização das provas a apresentação de documentos de identificação válidos e com fotografia recente (item 10.4). Não foram aceitas cópias da identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento e outros documentos previstos no item 8.3 do edital. Os candidatos que se encontravam nessas condições não puderam realizar a prova e foram eliminados do Concurso.

Ao entrarem nos locais de prova, para garantir a integridade do concurso, os candidatos eram orientados a retirar boné, fones de ouvido, óculos escuros e desligar aparelhos eletrônicos. Durante a realização das provas, só era permitido se ausentar das salas com autorização do fiscal e acompanhado por alunos da EFOMM até os banheiros, onde era realizada a revista com detector de metais.

O início das provas se deu em todo o país as 0930 do horário de Brasília, e teve duração exata de 4 horas. Os primeiros a terminar a prova poderiam se retirar somente às 1030, podendo anotar o gabarito em um espaço reservado na folha de rosto do caderno de questões.

Alunos da EFOMM auxiliam no concurso

(Foto: Al. Thais Rosales/ Jornal Pelicano)
(Foto: Al. Thais Rosales/ Jornal Pelicano)

Nos 2 dias de aplicação de provas, alunos dos 3 anos da EFOMM participaram na organização e segurança do concurso, realizando apoio aos fiscais nos corredores, inspeções em banheiros, e revistas com detector de metais.

(Foto: Al. Thais Rosales/ Jornal Pelicano)
(Foto: Al. Thais Rosales/ Jornal Pelicano)

O Exmo. Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço, o Ilmo. Sr. Imediato do CIAGA, CMG (FN) Costa Reis, o Ilmo. Sr Comandante do Corpo de Alunos, CF Rodrigo e o Ilmo. Imediato do Corpo de Alunos, CC Nei Moreira estiveram presentes nos 2 dias de aplicação das provas.

Loja da SAMM realiza venda de produtos

Do lado de fora do CIAA, via-se nos rostos alguns alunos integrantes da Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM) um semblante de alegria ao poder mostrar os produtos da Loja da SAMM aos candidatos, seus pais e familiares e aos demais admiradores da EFOMM, que pela área circulavam. Destaca-se a grande mão-de-obra empenhada para que a imagem da EFOMM circule nas camisas, canecas e chaveiros, elevando ainda mais o nome da Instituição.

https://www.niawigs.com/
Integrantes da SAMM trabalhando em sua loja. (Foto: Al. Guerra / Acervo Pessoal)

Repercussão

Nas redes sociais, ficamos ligados na repercussão que o Processo Seletivo desse ano teve. Elogios não faltaram para a postura dos fiscais, da segurança e a própria organização do concurso, procurando mostrar a real lisura do processo seletivo. Também foi comentado o elevado nível de exigência nas questões, sobretudo na prova de Inglês (disciplina fundamental para a comunicação a bordo). O tema da Redação, “Sofrer para crescer”, por sua vez, despertou a imaginação de diversos candidatos.

Repercussão
Repercussão (Reprodução: Facebook)

Próximas etapas

Hoje, dia 5 de setembro, saiu o Gabarito Preliminar. Após isso, os candidatos terão 3 dias para interporem recursos, do dia 6 ao dia 8 de setembro. Já que, a partir do dia 21 de setembro será divulgado o Gabarito Definitivo.

A 2ª etapa, de seleção psicofísica, deve se iniciar a partir do dia 24 de outubro. A medida que a partir do 26 de setembro já é prevista a divulgação da classificação inicial e convocação para a 2ª etapa.

Todas as informações serão disponibilizadas no site oficial do concurso.

O Jornal Pelicano, como em todos os anos, continuará acompanhando todas as etapas do Processo Seletivo para ingresso à EFOMM. Continuem ligados em nós!

Confira as fotos dos dois dias clicando na foto abaixo:

IMG_4284JL

Fotos e Vídeos: Al. Thais Rosales, Al. Joelma, Al. Patricia Nogueira, Al. Esthefanie Robattini, Al. Thays Raquel e Al. Thayna Barbosa.

Texto: Al. Wagner Filho.