Na segunda-feira, 15 de agosto, iniciou-se mais uma Semana da Qualidade de Vida. O período é composto por palestras elucidativas à respeito de como manter as melhores condições de saúde durante o cotidiano, com enfoque no trabalho embarcado. Esse semestre, diferentemente do anterior, os encontros no Auditório Newton Braga foram para o 2º ano e 3º ano, que puderam ouvir pela última vez as recomendações dos oficiais da saúde do CIAGA.

1º dia de palestra no Auditório Alte Newton Braga. (Foto: Al. Lorrayne/ Jornal Pelicano)
1º dia de palestra no Auditório Alte Newton Braga. (Foto: Al. Lorrayne/ Jornal Pelicano)

Necessidades Humanas Básicas no Ambiente Mercante

A palestra do 1º dia foi ministrada pela 1ª Ten (RM2-T) Ana Paula. Sua abordagem foi baseada nos trabalhos de Maslow, que dividiu as necessidades humanas em 5 partes:

  • Fisiológicas: que correspondem à alimentação, higiene, sono, reprodução e prazer.
  • de Segurança: é o sentimento de proteção, que assegura conforto físico e social.
  • Sociais ou Associação: é a necessidade de amor e afeição que cada ser humano tem; de fazer parte de um grupo, compartilhar emoções e sentimentos.
  • Autoestima: a autoestima elevada é um motivador poderoso de comportamento. Sentir orgulho do que faz e da maneira como faz é vital para aceitação própria.
  • Autorrealização: é a ânsia de continuar a crescer, mudar, traçar novos objetivos para a vida.

A palestrante disse que não estar de acordo com essas necessidades básicas podem gerar problemas como: comportamento ilógico; nervosismo; distúrbios circulatórias e digestivos; agressividade; falta de interesse; e moral baixa. Encerrou explanando que esses problemas são agravados na vida a bordo, devido ao confinamento.

Doação de Sangue

Al. Yohan em doação de sangue. (Foto: Al. Nathália Julião/ Jornal Pelicano)
Al. Yohan em doação de sangue. (Foto: Al. Nathália Julião/ Jornal Pelicano)

Na terça-feira, dia 16, ocorreu a doação de sangue no Departamento de Saúde do CIAGA. O grande número de voluntários foi dividido entre antes e depois do almoço. Os alunos da EFOMM tiveram que assinar um documento, com dados e informações relevantes ao procedimento que seria feito. Depois seguiram para alguns exames para avaliar pressão e tempo de coagulação do sangue antes da doação.

Confira nossas fotos da Semana clicando na imagem abaixo:

JL009-20160816JP
(Fotos: Als. Joelma e Lorrayne / Jornal Pelicano)
COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.