Na tarde chuvosa do dia 10 de agosto ocorreu o cerimonial em celebração ao Dia Nacional do Equador e da Bolívia. Içou-se a bandeira equatoriana à verga de bombordo do mastro principal e a boliviana à de boreste por volta de 1540.

O cerimonial foi presidido pelo Exmo. Sr. Comandante do CIAGA – CAlte Gilberto Cezar Lourenço -, acompanhado pelo Exmo. Sr. Superintendente de Ensino (SE) – CAlte R/1 Falcão –, Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos (ComCA) – Capitão-de-Fragata Gilmar – e demais oficiais do Centro de Instrução. O Corpo de Alunos também compôs a solenidade.

Devido as condições climáticas desfavoráveis a solenidade foi deslocada do Pátio da Bandeira para o auditório do CIAGA. Realizou-se a leitura dos textos históricos do Equador e da Bolívia pelos alunos Sebastian e Carlos Estrada, respectivamente. Após a leitura, a banda marcial do Centro de Instrução executou os hinos referentes aos países.

Bandeira da República do Equador (Imagem: Google Imagens)
Bandeira da República do Equador (Imagem: Google Imagens)

A bandeira do Equador possui três faixas horizontais de vermelho, azul e amarelo – cuja largura é o dobro das demais – e no centro o brasão de armas. Vermelho simboliza o sangue derramado pelos mártires da Independência; o amarelo, o ouro e recursos naturais equatorianos; e o azul, as águas do oceano e o céu claro do país.

 

Bandeira do Estado Plurinacional da Bolívia (Imagem: Google Imagens)
Bandeira do Estado Plurinacional da Bolívia (Imagem: Google Imagens)

A bandeira da Bolívia possui  três faixas horizontais de verde, amarelo e vermelho e no centro o brasão do país. Verde simboliza a natureza e a esperança; amarelo, as riquezas naturais; e o vermelho, o sangue boliviano derramado por aqueles que lutaram pela nação.

 

O Comandante Lourenço pediu aos presentes uma salva de palmas aos estrangeiros, falou sobre a relação de amizade das nossas nações e sobre a árdua vida deles no Brasil. Agradeceu a eles por serem exemplares no meio do Corpo de Alunos e acreditarem na EFOMM e no Brasil. Por fim, do auditório dirigiram-se ao mastro principal para o hasteamento das bandeiras dos países.

(Foto: Al. Helena Ferreira / Jornal Pelicano)
Enfileirados: CAlte Lourenço, Al. Duran, Al. Alejandro, Al. Sebastian, Al. Martin Abel, Al. Carlos Estrada e o CF Gilmar (Foto: Al. Helena Ferreira / Jornal Pelicano)

O governo brasileiro busca estreitar as relações internacionais com nações em destaque ou potencial no setor mercante. Todo ano são disponibilizadas vagas para estrangeiros de nações amigas. Ao longo da sua história, a EFOMM já formou diversos oficiais de países da América do Sul e África. Atualmente, além do Equador e Bolívia, estudam na Escola alunos do Paraguai, Panamá e Cabo Verde. Para mais fotos do evento cerimonial, clique na imagem abaixo.

(Foto: Al. Ramon / Jornal Pelicano)