A Palestra realizada no dia 9 de agosto de 2016, terça-feira, contando com a presença dos alunos do 1° e 2° ano da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) e toda a força de trabalho do CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha), trouxe ao conhecimento do auditório detalhes sobre a Batalha Naval do Riachuelo.

Apresentação da Batalha

Brilhantemente detalhada pelo Sr. Comandante Gil – cuja última visita ao CIAGA foi há um ano -, a guerra incluiu a força armada do Brasil, pois este desejava preservar o livre comércio, ou seja, proteger a Marinha Mercante por meio da Marinha de Guerra.

Cake Smash Backdrop/cake smash photo backdrops

De maneira geral, a dinâmica da apresentação se deu a partir de uma comparação entre a época da batalha e os dias atuais. A comparação contou com uma visão social, política, geográfica, climática, econômica e principalmente militar. Fato este que familiarizou e trouxe a reflexão a todos os presentes. Tendo em vista a navegação livre, o Paraguai resolveu dar início aos conflitos.

“Leme a meio, máquinas adiante, toda força.”

Resumo sobre a Batalha

gold prom dresses
Pintura de Vitor Meireles, Combate Naval do Riachuelo (Imagem: Google Imagens)

Data de início: 11 de junho de 1865.
Países envolvidos: Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil.
Local: Nas proximidades do arroio Riachuelo, afluente do rio Paraguai, na Argentina.
Motivo: O Paraguai não possui saída direta para o mar, e a Bacia do rio da Prata, principal via de acesso comercial, estava dominada por outros países (República Argentina e Império do Brasil), até então. Assim, o país que controlasse a navegação de seus rios e sua foz, controlaria a economia.
Missão do Brasil: As embarcações deveriam bloquear os rios Paraguai e Paraná, evitando que as tropas paraguaias expandissem seu território de domínio.

“Sustenta o fogo, que a vitória é nossa.”

Conclusão

Ao fim da apresentação, acompanhado de uma forte salva de palmas, como forma de homenagem e agradecimento, o Comandante recebeu, pelas mãos do aluno, secretário do Grêmio de Náutica, um certificado de palestrante. Assim, encerrou-se a palestra, trazendo novos conhecimentos a respeito da Batalha Naval do Riachuelo e esclarecendo fatos dessa histórica guerra.