Na tarde do dia 20 de julho, foi realizada a tradicional Cerimônia em Memória dos Mortos da Marinha em Guerra no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), também conhecido por “Monumento aos Pracinhas”, localizado no bairro da Glória, Rio de Janeiro.

A cerimônia foi presidida pelo Exmo. Sr. Comandante da Marinha (CM), AE Eduardo Bacellar Leal Ferreira, diversos membros do Almirantado, bem como representantes da Comunidade Marítima, na figura do CLC Álvaro José de Almeira Júnior, presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante (CCMM). Ela contou com a representação de 12 alunos da EFOMM, sendo dois deles responsáveis pelo carregamento e aposição da coroa de flores da Marinha Mercante na cruz.

Alunos da EFOMM com a coroa de flores da Marinha Mercante (Al. Felipe Dias / Jornal Pelicano)
Alunos da EFOMM com a coroa de flores da Marinha Mercante (Al. Felipe Dias / Jornal Pelicano)

Na Ordem do Dia, emitida pelo Comandante de Operações Navais (CON), AE Sergio Roberto Fernandes dos Santos, ele citou os conflitos que a Marinha do Brasil participou defendendo bravamente o Brasil, desde a relação Colônia/Metrópole, a Batalha Naval do Riachuelo e duas Grandes Guerras e encerrou:

“Honrando o legado de patriotismo e abnegação deixado
pelos nossos heróis, mantenhamos o entusiasmo, o ardor e o espírito marinheiro, de
modo a estarmos sempre aptos à Defesa da Pátria”.

O Comandante do CCMM também discursou, dizendo que o lema do evento deveria ser: “lembrar sempre, esquecer jamais” dos nossos heróis que pereceram a bordo dos 35 navios mercantes torpedados na Segunda Guerra Mundial, contabilizando mais mortos nesses episódios do que nos frontes de batalha.

“LEMBRAR SEMPRE, ESQUECER JAMAIS”

Em seguida às leituras, foi tocado pela Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais uma marcha fúnebre, usando também a emocionante gaita de fole, enquanto dois alunos da EFOMM e dois aspirantes da Escola Naval posicionaram, cada par, a coroa de flores, como homenagem da Marinha Mercante e da Marinha do Brasil, respectivamente. Ao final, uma salva de três tiros foi efetuada, na qual todos os militares ali presentes prestaram a continência individual, sinalizando respeito à homenagem ali realizada, ao som do toque de silêncio.

Confira a galeria de fotos da cerimônia:

bridesmaid dresses NZ
(Fotos: Al. Felipe Dias / Jornal Pelicano)