Desde o ano de 2010, o Dia do Marítimo tem o objetivo de chamar a atenção do mundo para uma profissão cujo objetivo é garantir o transporte de bens pelos oceanos, jamais deixando de zelar pela integridade da tripulação, embarcação, da carga e do meio ambiente. Buscando o desenvolvimento dos países e sociedades, participando não somente de um intercâmbio de valores, mas de culturas e tradições. O marítimo é o elo que encurta as distâncias do mundo, unindo povos que não se conhecem, mas convivem beneficiando uns aos outros. Assim, a IMO quer comemorar esse dia lançando uma nova campanha, fazendo com que o mundo saiba como e por que os marítimos são indispensáveis para todos.

O tema da campanha deste ano é:

“At Sea For All”(No Mar Para Todos, tradução literal).

O tema tem uma relação clara com o tema do Dia Marítimo Mundial 2016, “Shipping: indispensable to the world” (Transporte Marítimo: indispensável para o mundo, tradução literal), enfatizando que os marítimos servem no mar não apenas para a indústria naval ou para seus próprios fins de carreira profissional, mas para todos nós e consequentemente eles também são “indispensáveis para o mundo”.

O Secretário-Geral da IMO, Kitack Lim disse: “Este ano, em 25 de junho, o Dia do Marítimo, estamos mais uma vez pedindo que as pessoas em todos os lugares, mostrem o seu apreço para os marítimos que, em silêncio, na maior parte não são percebidos. São eles que mantêm as rodas do mundo em movimento.”

Para aderir a essa campanha você pode começar a espalhar a mensagem nas redes sociais usando a hashtag #AtSeaForAll. Desta forma, estaremos agradecendo e reconhecendo essa magnífica profissão, por vezes não notada e de muita importância para a economia mundial.

O Jornal Pelicano parabeniza a todos nós, profissionais aquaviários, desejando que singremos os mares com calmaria.

COMPARTILHAR
Praticante de Oficial de Máquinas. Adaptador-Aluno de Máquinas da EFOMM, Presidente do Jornal Pelicano no ano de 2018.