A natação ocorreu na tarde de 4 de junho, sábado, às 1400. Os atletas almoçaram cedo, respeitando o intervalo de meia hora antes de entrar na água para evitar as temíveis cãibras, e logo mostraram os resultados de seus treinos.

A competição contemplou não só as equipes da EFOMM e da EPCAR, mas também a do Projeto Social Correios/ Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos de Natação de Barbacena.

Equipe da EFOMM posa para foto. (Foto: Al. Felipe Dias / Jornal Pelicano)
Equipe da EFOMM posa para foto. (Foto: Al. Felipe Dias / Jornal Pelicano)

Abaixo a tabela com os atletas, equipes e modalidades disputadas:

Untitled
(Tabela: AdAl. Márcio/ Jornal Pelicano)

Projeto Social Correios/ CBDA de Natação de Barbacena

O 2° Tenente Lebourg, da EPCAR, nos pediu para divulgar o texto a respeito desse projeto que vem modificando a vida de centenas de jovens em Barbacena:

“O Projeto Social Correios/CBDA de Natação de Barbacena contempla, atualmente, cerca de quatrocentos alunos, oriundos de Escolas Públicas de Barbacena e região, na faixa etária de 08 a 17 anos.

Iniciado em fevereiro de 2009, possui sete anos de sucesso, na parceria entre a Prefeitura Municipal de Barbacena, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA, com mais de três mil alunos ao longo de todos esses anos, que aprenderam e aperfeiçoaram a Natação.

Alunas do Projeto no pódio. (Foto: Al. Felipe Dias / Jornal Pelicano)
Alunas do Projeto no pódio. (Foto: Al. Felipe Dias / Jornal Pelicano)

Atualmente, possui uma Equipe de Treinamento e Competição com cinquenta e oito atletas, liderada pelo Professor e Oficial da Força Aérea Brasileira, 2° Ten Fernando Honse LEBOURG. Iniciada em agosto de 2010 e, no Estado de Minas Gerais, está classificada em segundo lugar, dentre mais de 60 equipes participantes nas competições de Vinculados. Como é notório, os resultados são muito acima do esperado e nossas crianças e jovens se beneficiam, não só com o esporte, mas também com a melhoria do rendimento escolar, da saúde física e mental e do relacionamento familiar.

Infelizmente, neste mês de maio de 2016, nosso agente financiador, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Patrocinador Oficial) comunicou à CBDA a redução do aporte de recursos financeiros, com a consequente rescisão de nosso Convênio a partir de 01/06/2016. Assim, o Projeto Social será obrigado a encerrar suas atividades, num triste prejuízo para centenas de famílias, crianças e adolescentes de Barbacena e região, a não ser que consiga “nadar apenas por seus próprios braços”, através da iniciativa financeira particular de cada aluno envolvido.”

Confira a galeria da competição clicando na foto abaixo:

IMG_0284
Prova feminina de 50m borboleta. (Foto: Al. Felipe Dias / Jornal Pelicano)
COMPARTILHAR
Aluno do terceiro ano de Náutica, atualmente é o Vice-Presidente do Jornal Pelicano.