Na manhã de sábado, enquanto ocorria no Campo da EPCAr a competição de atletismo, descendo a ladeira “Jesus me chama”, no Ginásio da Escola, os judocas de Barbacena e do Rio de Janeiro preparavam-se para o 1º torneio de judô da recém-criada MercAer. O tatame foi estendido sobre a quadra de basquete, perto das arquibancadas, para que o público pudesse acompanhar e torcer de mais perto. A competição seria realizada em duas etapas: uma competição por equipe e uma individual, dividida em 6 categorias.

No torneio por equipes, seria determinado um lutador representante para cada uma das 5 categorias. O time que vencesse mais confrontos seria campeão. Na categoria Ligeiro, o chefe da equipe da EFOMM, Sato, enfrentou e venceu o atleta Colombelli, com um yppon. Na categoria Meio-Leve, o aluno mais antigo da EPCAr, Yukio, derrotou Martins, também por yppon. Na categoria Leve, o faixa roxa, Phillipe Ruy, do 2º ano da EFOMM, venceu seu adversário Nunes em um duro embate. Na categoria Meio-Médio, o atleta mais graduado da delegação do Rio de Janeiro, Ribeiro Mendes, faixa marrom, venceu Rodrigues, com facilidade. Com a mesma facilidade, perdeu o mercante Sampaio, na categoria Médio, em um confronto rápido com o Al. Monteiro. No final, a EFOMM foi a campeã por equipes, com 3 vitórias a 2.

Equipe de Judô da EFOMM.(Foto: Jornal Pelicano)
Equipe de Judô da EFOMM.(Foto: Jornal Pelicano)

No torneio individual, ocorreriam lutas entre todos os lutadores da mesma categoria. Aquele com mais vitórias, seria declarado o campeão daquela categoria. Aquele que perdesse 2 lutas, seria eliminado do torneio. Há também uma categoria a mais: o Absoluto. Nesse tipo de confronto, seriam escolhidos os melhores lutadores das duas equipes, e travariam 4 embates para determinar o campeão entre eles. Venceu nessa categoria, o aluno do 1º ano, Douglas Vinícius, o “Birão”, que não havia lutado até então. Depois de uma emocionante luta contra um dos representantes de Barbacena, onde estava a apenas uma falta (ko) de perder a luta e mesmo assim conseguiu garantir a vitória com um magnífico yppon, venceu também seu companheiro de treino, Ribeiro (este que alcançou o 2º lugar na categoria).

Al. Douglas Vinícius garantiu o pódio na categoria o Absoluto.(Foto: Jornal Pelicano)
Al. Douglas Vinícius garantiu o pódio, na categoria o Absoluto.(Foto: Jornal Pelicano)

Na categoria Ligeiro, Sato conseguiu a medalha de prata depois de deixar 3 adversários com gelo no ombro. Ruy garantiu o ouro da EFOMM, na categoria Leve, com um excelente desempenho, sem nenhuma derrota. Ribeiro também conseguiu o 1º lugar, suas lutas sempre acompanhadas com uma contagem regressiva da torcida do Rio de Janeiro para a finalização. Uma vez embalado, o Al. Sampaio enfrentou ferozmente seus oponentes, alcançando o 2º lugar para a EFOMM, na categoria Médio.

Al. Sato garantiu medalha de prata, na categoria Ligeiro.(Foto: Jornal Pelicano)
Al. Sato garantiu medalha de prata, na categoria Ligeiro.(Foto: Jornal Pelicano)

A Comitiva da EFOMM fizera um belo trabalho nos tatames de Barbacena. O SG Geovane, treinador da equipe, recebeu uma medalha honorária pelo ótimo trabalho com os atletas  mercantes, que prometem buscar resultados ainda melhores nas competições que vierem pela frente.

Confira a Galeria de Fotos das lutas e premiações do Judô clicando na foto abaixo:

DSC_0298

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.