O Processo Seletivo EFOMM 2017 (PSEFOMM 2017) teve início oficial com a divulgação do Edital Simplificado no site oficial do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). O site disponibilizou também o Calendário de Eventos, que resume as principais datas das etapas do concurso.

Uma das principais alterações em relação aos Editais de anos anteriores é a do número de vagas, que sofreu uma redução, passando para 230 vagas nos dois centros (CIAGA e CIABA), sendo 140 destinadas ao Rio de Janeiro e as 90 restantes ao Pará. A taxa de inscrição, ao contrário, subiu para R$ 55,00.

As datas para inscrição vão desde o dia 1º de junho ao dia 30 do mesmo mês, com o pagamento da taxa podendo ser realizado até o dia 1º de julho. À exceção do período para o requerimento da isenção da taxa de inscrição (1º a 14 de junho), nada mais foi comentado a respeito do assunto, devendo ser melhor abordado no Edital Completo.

Os principais requerimentos para se realizar a inscrição são:

  • Ser brasileiro;
  • Ser brasileiro nato (ambos os sexos), com idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos em 01 de janeiro de 2017;
  • Estar em dia com as obrigações civis e militares (Art. 14, parágrafo 1º, inciso I da Constituição Federal e Art. 2º da Lei 4.375/64 – Lei do Serviço Militar), as últimas para candidatos do sexo masculino; e
  • Possuir CPF e documento de identificação válido com fotografia.

As provas estão marcadas para os dias 03 de setembro (Português, Redação e Inglês) e 04 de setembro (Matemática e Física), ambas com duração de 04 horas.

O Edital Simplificado e o Calendário de Eventos podem ainda sofrer alterações, portanto recomendamos acessar periodicamente o site oficial do CIAGA, ou continuar nos acompanhando, pois iremos cobrir desde a divulgação do Edital Completo até o último dia de Adaptação.

COMPARTILHAR
Aluno do terceiro ano de Náutica, atualmente é o Vice-Presidente do Jornal Pelicano.