Grêmio Católico realiza missa em homenagem ao dia das mães

Às vésperas do dia das mães, os alunos tiveram a oportunidade de celebrar essa data tão importante com suas mães e avós no CIAGA ou prestando homenagens àquelas que não puderam estar presentes.

No dia 5 de maio de 2016, quinta-feira, ocorreu no Auditório Almirante Newton Braga do CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha), a missa em ação de graças ao dia das mães. Os alunos do Grêmio Católico da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) organizaram um momento para que as mães e avós de alunos de todos os anos escolares pudessem estar presentes e recebessem homenagens. Apesar de algumas mães não estarem presentes por algum motivo, não deixaram de receber as merecidas homenagens.

“Mesmo aqueles que não puderam trazer seus familiares, com certeza, sentiram-se acolhidos, pois percebemos, naquele dia, a grande família que formamos dentro da Escola.” – Al. Letícia Alvarez.

O Imediato do CIAGA, CMG (FN) Costa Reis recepcionou os convidados e o padre Edmar Eing deu início à celebração, que contou também com a presença do Comandante do Corpo de Alunos, CF Gilmar. Os alunos Furtuozo, Francisco, Ramon, Gabriella Rodrigues e Freitas fizeram parte do ministério de louvor e em diversos momentos, inclusive, interagiam com os presentes levando-os a cantar e participar ativamente da Santa Missa.

Durante o dia, os alunos de todos os anos, pertencentes ou não ao Grêmio Católico, ajudaram voluntariamente na ornamentação e na organização da cerimônia. Logo após o momento de comunhão, iniciou-se a apresentação de um vídeo que continha fotos dos alunos com suas mães e avós. Ao fim do vídeo, houve um singelo agradecimento a elas, enquanto os alunos se organizavam para a próxima surpresa. Quando o vídeo acabou, já emocionadas, as mães receberam uma rosa entregue pelos alunos e filhos. E as surpresas ainda não tinham acabado!

Para comover e impressionar as mães, foi montado um terço na parede com recados dos filhos para as mães e no final da celebração, todos se dirigiram para o coquetel, o qual foi levado pelos próprios convidados e organizado por alguns alunos ao decorrer da missa. Foi um momento de descontração na rotina dos alunos que puderam apresentar seus familiares a seus amigos e acabar com um pouquinho da saudade da família.

HFDSC09703JP
Terço montado para homenagem às mães (Foto: Al. Helena Ferreira/Jornal Pelicano)

Logo após a missa, foram entrevistadas duas alunas. A Al. Renata, do 2º ano de Náutica, falou um pouco sobre a oportunidade de homenagear sua mãe. “Foi muito gratificante ter a presença de meus pais aqui, em especial, minha mãe. Até porque a missa foi numa quinta-feira e a vida de internato, algumas vezes, é bem difícil. Em relação às homenagens: no momento do vídeo, minha mãe já tinha chorado bastante, mas o melhor momento aconteceu quando fui entregar a rosa porque recebi aquele abraço que é só dela”.

Já a Al. Letícia Alvarez, do 1º ano, comentou sobre a importância desses momentos na vida do aluno. “Adorei a iniciativa do Grêmio Católico em trazer para a nossa rotina um momento único e especial. Partilhamos um sentimento incompreensível, que é o amor por nossas mães e mostramos o quanto somos agradecidos por todo o cuidado que tiveram conosco. Mesmo aqueles que não puderam trazer seus familiares, com certeza, sentiram-se acolhidos, pois percebemos, naquele dia, a grande família que formamos dentro da Escola.”

HFDSC09851JP
Carinho entre a Al. Helena Ferreira e sua mãe (Foto: Al. Maressa / Jornal Pelicano)

Tudo isso foi uma pequena homenagem comparada à participação fundamental dessas mulheres na formação desses jovens.

Colaboração: Yasmin Mouzinho, Al. do 1º ano e membro do JP

Confira algumas fotos da celebração, clicando na foto abaixo ou aqui.

MAIMG_6201JP