A MERCNAV é uma competição realizada entre a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e o Colégio Naval (CN). Desde 1976 este evento é uma oportunidade para os alunos de ambas as instituições mostrarem suas vocações no esporte. A XXXIX edição dos jogos será realizada no Colégio Naval, situado na cidade de Angra dos Reis-RJ nos dias 13,14 e 15 de maio de 2016.

A delegação da EFOMM vai ser composta por 131 pessoas, incluindo atletas, oficiais, treinadores e torcedores. Os atletas estão divididos em dez modalidades: Natação, Judô Atletismo, Vôlei, Basquete, Futebol, Vela, Remo, Xadrez e Orientação.  As equipes já vem se preparando desde o início do ano para obter os melhores resultados através de uma rotina de treinamentos diários, intensificados nesta última semana para a competição.

Equipes

1. Natação

Al. Guerra competindo na categoria nado de peito na edição passada da MERCNAV. (Foto: Jornal Pelicano)

Esta equipe possui 11 atletas determinados a representar da melhor forma a sua escola. A treinadora Viviane destacou a importância das ultimas semanas de treinamento e disse estar confiante em uma boa performance de todos, com destaque para os alunos Guerra, do terceiro ano, e o primeiranista Moreno. Confira como foi o desempenho da equipe na edição passada da MERCNAV.

2. Judô

Atletas em última preparação antes da MERCNAV, na Copa Fragoso de Judô. (Foto: Al. Ingrid Ferreira/ Jornal Pelicano)

Mantendo a tradição como uma das modalidades mais disputadas, a equipe de judô da EFOMM, formada por 16 atletas, realizou seus últimos ajustes com os treinos desta última semana e participação na Copa Fragoso de Judô. Nesta modalidade destacam-se os alunos do segundo ano Ribeiro Mendes (faixa marrom) e Sato (faixa roxa). Confira o resultado da equipe nos Jogos passados.

3. Atletismo

Equipe de Atletismo é composta por 21 alunos, treinados pelo Mestre Chicão, entre outros professores. (Foto: Al. Letícia/ Jornal Pelicano)

Por conta das suas sete diferentes modalidades (como na edição anterioresta equipe apresenta o maior número de atletas da EFOMM. Com destaque para o segundanista cabo-verdiano Carlos Sousa, o velocista De Souza, do primeiro ano e o saltador em altura Márcio, do terceiro ano.

4. Voleibol

Atletas do vôlei em intervalo de amistoso no Ginásio do CIAGA. (Foto: Letícia/ Jornal Pelicano)

A equipe de vôlei é composta por 12 atletas. Estes se prepararam por intermédio de amistosos e treinos táticos para corrigir os erros do jogo da edição anterior, afim de garantir mais um título nesta modalidade. Destaque para o Al. Lisboa do 3º ano.

5. Basquetebol

Atletas do basquete em amistoso preparatório para a MERCNAV. (Foto: Al. Colares/ Jornal Pelicano)

Pela primeira vez na MERCNAV, além da equipe masculina, composta por 13 homens, haverá a participação de uma equipe feminina, com 11 integrantes. A equipe masculina é um dos pontos fortes da EFOMM para os jogos deste ano, destacando-se o ala-pivô Pedro Henrique e o pivô Klein, ambos terceiranistas.

6. Futebol

O professor e técnico Rodolfo comanda uma equipe de — jogadores dispostos a vencer a revanche contra o time do Colégio Naval. (Foto: Al. Letícia/ Jornal Pelicano)

Com o novo técnico, a equipe tem treinado diariamente em busca de um bom resultado, e a revanche da partida do ano passado. O futebolista Rodolfo Anuda, do terceiro ano, é peça chave no time, composto por 20 atletas, que possui como destaque o controle de bola adquirido com os treinos táticos.

7. Vela

Barco da EFOMM em meio a competição MERCNAV de 2015. (Foto: Jornal Pelicano)

Equipe mais tradicional da Escola, os 12 velejadores terminaram sua preparação nesta quinta-feira, 12 de maio. Sendo uma das provas mais aguardadas das olimpíadas, os espectadores, assim como os atletas esperam por bons ventos. Destaque para os irmãos Jonas e Carolina Gomes, do primeiro e segundo ano respectivamente. Confira os resultados da equipe da vela no ano passado.

8. Remo

Remadores de melhor desempenho da EFOMM são escolhidos para competir na MERNAV . (Foto: Jornal Pelicano)

O barco que obteve melhor rendimento durante os treinos, “Pumba”, graças ao esforço de seus 14 remadores, foi selecionado para participar da competição, visando um resultado ainda melhor que o do ano passado. O destaque neste esporte, mais que os outros, é o entrosamento dos atletas.

9. Xadrez

Al. Thiago Ninck durante partida do campeonato de Xadrez da 38ª edição da MERCNAV. (Foto: Jornal Pelicano)

A equipe que mais exige do intelecto dos atletas, está levando – enxadristas. A equipe conta com o atual campeão do individual, Thiago Ninck, entre os 5 jogadores, para conquistar o título por equipes.

10. Orientação

Al. Márcio em competição da Orientação na edição anterior da MERCNAV. (Foto: Jornal Pelicano)

Esta modalidade requer resistência e concentração dos atletas para atingir os objetivos da prova. A equipe espera repetir o último ano, aplicando na competição o que tem realizado nos treinamentos no CIAGA. Destaque para o versátil atleta Márcio entre os 6 competidores que irão para Angra dos Reis.

 Dito isso, independentemente dos resultados, os atletas pretendem fazer grandes jogos, empolgar a torcida e aproveitar para aumentar a interação entre as duas escolas militares. Acompanhe todos os eventos do final de semana de competições no Jornal Pelicano, via Facebook, Instagram, Youtube, Flickr e aqui no site.