Na tarde do dia 16 de maio, o CIAGA hasteou a bandeira do país vizinho em celebração ao Dia Nacional do Paraguai, içando sua bandeira à verga de boreste do mastro principal por volta de 1530. O Paraguai declarou sua independência oficialmente no dia 15 de Maio de 1811, pacificamente, na deposição do governador espanhol Bernardo de Velazco y Huidobro.

O cerimonial foi presidido pelo Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos (ComCA) – Capitão-de-Fragata Gilmar -, acompanhado pelo Ilmo. Sr. Imediato do Corpo de Alunos (ImCA) – Capitão-de-Corveta Nei Moreira – e demais oficiais do Centro de Instrução. O Corpo de Alunos também compôs a solenidade.

Após autorizado o início do cerimonial pelo Sr. ComCA, a aluna primeiranista Rebeca Ramírez, única aluna EFOMM do Paraguai, realizou a leitura do texto “Histórico da República do Paraguai”, que versa sobre a geografia, cultura e economia de seu país. Em seguida, a Al. Juliana Rangel do primeiro ano, escolhida por sua amiga para o hasteamento, içou a bandeira enquanto a aluna Rebeca cantava o hino paraguaio e a banda marcial do CIAGA a acompanhava em sua execução.

A bandeira nacional do Paraguai é uma das únicas no mundo em que os emblemas dos dois lados são diferentes – as outras são as da Moldávia e Arábia Saudita. Em seu anverso há uma estrela amarela com cinco pontas no interior de uma grinalda verde e as palavras “Republica del Paraguay”. No verso há um leão com o barrete vermelho da liberdade representando a defesa da liberdade nacional.

Verso da bandeira do Paraguai (Foto: Google Imagens)
Verso da bandeira do Paraguai (Foto: Google Imagens)
Anverso da bandeira do Paraguai (Foto: Google Imagens)
Anverso da bandeira do Paraguai (Foto: Google Imagens)

 

Por fim, o CF Gilmar falou ao Corpo de Alunos e aos demais presentes sobre a árdua vida do aluno estrangeiro e a importância que se deve dar a seu acolhimento na EFOMM.

Emocionada com o cerimonial, a Al. Rebeca Ramirez disse estar orgulhosa por ser a primeira mulher representando o Paraguai na Marinha Mercante e muito grata pela comemoração da Independência. Além disso, ela relatou que viver fora do país, longe de família e amigos, é a experiência mais difícil que tivera, porém todo suporte e amparo dos seus novos colegas a fortalece diariamente para prosseguir.

O governo brasileiro busca estreitar as relações internacionais com nações em destaque ou potencial no setor mercante. Todo ano são disponibilizadas vagas para estrangeiros de nações amigas. Ao longo da sua história, a EFOMM já formou diversos oficiais de países da América do Sul e África. Atualmente, além do Paraguai, estudam na Escola alunos da Bolívia, Equador, Panamá e Cabo Verde.