Nesta segunda-feira, dia 09 de maio, 09 alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) foram convidados pelo Comodoro da empresa Aliança, Francisco César Monteiro Gondar para uma palestra com o tema: “Marinha Mercante: A profissão que o Brasil não conhece”. O evento ocorreu no auditório José Eduardo Pizarro Drummond, na sede da Federação das Academias de Letras e Artes do Rio de Janeiro (FALARJ).

O evento se iniciou com agradecimentos aos alunos da EFOMM pela presença. Aliás, alunos estes que foram chamados de “colegas de mar/profissão” pelo Comandante Gondar. Na apresentação da Marinha Mercante Brasileira, foi feita uma analogia à aviação civil nacional, com ressalva para a parceria com a Marinha do Brasil, chegando o Comandante a dizer que na verdade, existe uma só Marinha.

Comodoro Gondar ministra palestra sobre a profissão de Marinha Mercante (Foto: Al. Natália / Jornal Pelicano)
Comodoro Gondar ministra palestra sobre a profissão de Marinha Mercante (Foto: Al. Natália / Jornal Pelicano)

Em seguida, ele mostrou como é a formação dos profissionais marítimos no CIAGA, sobretudo os oficiais oriundos da EFOMM, juntamente com a situação pós-formado – na qual são declarados Segundos-Tenentes da Reserva Não Remunerada da MB e passam a trabalhar nas empresas de navegação, seja embarcado ou em terra e em qualquer lugar do mundo, por se tratar de uma carreira civil internacional.

Além disso, foram mostrados como é o regime de embarque das empresas, o bom salário oferecido, a perspectiva de crescimento rápido e foram feitos elogios para com a participação feminina de excelência, iniciada em 1999. O Comandante também explicou que a navegação de cabotagem, nome dado em homenagem a Sebastião Caboto – navegador do século XVI que explorou a América costeando o litoral, da Flórida ao Canadá – cresceu porque o frete está atrativo e o armador recebe vantagens para operar aqui.

Como espécie de motivacional, Gondar disse que são itens para a profissão ideal: vocação para exercê-la, possibilidade de crescimento na carreira, boa posição no contexto social (status) e remuneração digna. Complementou dando dicas aos “colegas de mar”: “nunca deixem de estudar e tenham proficiência na língua inglesa”. Por fim, recitou Luís da Câmara Cascudo: “O mar não guarda vestígios das quilhas que o atravessam”.

O Comodoro Gondar é um amante da Marinha Mercante e assim como nós do Jornal Pelicano, busca divulgar a profissão e a EFOMM aos mais diversos grupos da sociedade brasileira. Para isso, ele também está participando de um programa, na Rádio Band Rio AM 1360, o Encontro Marcado com a Cultura, da jornalista Arleni Batista, todo sábado às 1700. Você, caro leitor do Jornal Pelicano, pode participar do programa fazendo perguntas ao Comandante Gondar, através do nosso formulário de contato ou na nossa página do Facebook. Você também pode acompanhar o programa, clicando em play neste link aqui: http://www.encontromarcadocomacultura.com.br

Confira algumas fotos do evento: