Na segunda-feira, dia 2 de maio, ocorreu a passagem do cargo de chefe do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha (NFORM), no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). Todo o Corpo de Alunos se reuniu no Campo de Esportes da Oganização Militar (OM) para prestar homenagens oficiais ao CT (FN) Vinícius Maia, que passa a assumir a função, e ao CT (FN) Rodrigo Souza, que se despede da EFOMM depois de 2 anos guiando primeiro, segundo e terceiranistas, assim como ex-alunos, hoje Praticantes e Oficiais da Marinha Mercante.

Discurso de adeus do CT (FN) Rodrigo Souza. (Foto: Al. Yuri/ Jornal Pelicano)
Discurso de adeus do CT (FN) Rodrigo Souza. (Foto: Al. Yuri/ Jornal Pelicano)

Formados de frente para as arquibancadas, os alunos da EFOMM ouviram o Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos, CF Gilmar, passar a função de chefe do NFORM de um fuzileiro naval para o outro. Durante a semana anterior o CT Rodrigo Souza se reuniu e dirigiu algumas palavras para cada um dos anos escolares. Não somente no seu discurso mas também nas suas mal contidas emoções, ficou transparente o quão difícil seria para o Capitão dizer adeus à sua “escola querida” e seus “camaradas gentis”, como parafraseou na solenidade de segunda-feira.

Durante o desfile em continência ao CT (FN) Rodrigo Souza, todos que marchavam à sua frente, vibrando com toda a força de seus pulmões, pareciam sustentar um olhar de afeto e respeito pelo Capitão – uma figura que entendeu o espírito da EFOMM, como falou no seu “Por que EFOMM?”. Por mais que esteja longe, os ensinamentos e o exemplo do Capitão Rodrigo ficarão marcados nesse berço de formação da Marinha Mercante Brasileira. Seu legado será transmitido para as próximas turmas através daqueles que leais forem e permanecerem, perante sua pessoa.

Oh Captain! My Captain! our fearful trip is done;
The ship has weather’d every rack, the prize we sought is won

Confira a galeria de fotos do evento:

YRIMG_1356
Desfile em continência ao CT (FN) Rodrigo Souza. (Foto: Als. Yuri, Roberta e Ricardo Jesus/ Jornal Pelicano)

 

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.