Após o término das aulas, os alunos se reuniram para embarcar na lancha do CIAW (Centro de Instrução Almirante Wandenkolk) que os levariam até o navio Starnav Aquila, fundeado na Baía de Guanabara. Com mares e ventos um pouco agitados, a lancha passou por outros navios fundeados até chegar à embarcação de destino comandada pelo experiente CLC  (Capitão de Longo Curso) Sérgio DeMoura.

Na chegada, a lancha executou uma manobra de atracação a contrabordo do navio e os visitantes tiveram que embarcar pela escada de quebra-peito. Com todos a bordo do navio, a OfAl (Oficial Aluna) Adriana, aluna mais antiga dos visitantes, apresentou os alunos e o Comandante DeMoura deu as boas-vindas e recepcionou calorosamente os estudantes. Os convidados foram divididos em três grupos para facilitar na organização da visitação. Os grupos alternaram-se entre o passadiço, convés principal e praça de máquinas.

O navio Starnav Aquila é um navio supridor de plataformas marítimas (Supply) que executa, geralmente, o percurso Rio de Janeiro-Santos. Ele transporta contêineres no convés (carga geral) e água e óleo nos porões. A embarcação é moderna e apresenta recursos tecnológicos importantes como o sistema DP2 (Dynamic Positioning 2 – possui dois sistemas independentes de controle do posicionamento dinâmico), facilitando as operações de carga e descarga, e propulsão diesel-elétrica azimutal, melhorando a execução de manobras e a economia de combustível.

Durante a visita os alunos puderam conhecer os equipamentos presentes no cotidiano dos oficiais mercantes. Dentre os compartimentos visitados estiveram: o passadiço, com painéis e instrumentos de navegação e manobras (sistema DP, carta eletrônica e radares), equipamentos de salvatagem e aparelhos de comunicação; o convés principal, um convés de madeira com dutos de cargas, onde os oficiais explicaram sobre a operação do navio, tipos de carga e as dificuldades de operar próximo à plataforma mesmo com o sistema de posicionamento dinâmico; e a praça de máquinas, que contém os motores, geradores e as principais bombas do navio, e onde os estudantes aprenderam mais sobre os tipos de válvula, funcionamento dos motores azimutais, operação do Centro de Controle de Máquinas (CCM) e propulsão diesel-elétrica. Além disso, os oficiais de náutica e máquinas esclareceram sobre as funções de cada um dos tripulantes e tiraram outras dúvidas pertinentes aos convidados.

(Foto: Al. Júlia Garcia/ Jornal Pelicano)
(Foto: Al. Júlia Garcia/ Jornal Pelicano)

A visitação também foi importante para proporcionar mais uma oportunidade de contato dos alunos com a carreira. Essas experiências ajudaram, especialmente, aos primeiranistas a pensarem sobre qual especialidade (náutica ou máquinas) vão escolher, além de auxiliarem no desenvolvimento acadêmico de todos.

Logo ao anoitecer, os visitantes foram cordialmente convidados para lanchar no rancho do navio, tendo a oportunidade de interagir com outros membros da tripulação e se deliciar com saborosas comidas e bebidas.

Ao fim, a OfAl Adriana agradeceu ao CLC Sérgio DeMoura em nome dos estudantes da EFOMM e do Almirante Lourenço, Comandante do CIAGA, pela oportunidade de visitar um navio moderno, que representa o futuro local de trabalho dos alunos, e pela receptividade de toda tripulação. O Comandante da embarcação também agradeceu aos visitantes e disse se sentir feliz com a oportunidade de interagir e passar conhecimentos aos novos representantes da Marinha Mercante. Então, foi o momento de despedida, em que os alunos foram gradativamente embarcando na lancha do CIAW com a sensação de novos conhecimentos obtidos e com a alegria de vivenciar um pouco da profissão mercante.

Veja mais fotos clicando na imagem abaixo!

Visitação ao navio Starnav Aquila - 29/04/2016
(Foto: Al. Thiago Ninck/ Jornal Pelicano)

COMPARTILHAR
Comandante-Aluno (Curso de Náutica), Atleta da Equipe de Xadrez e Repórter do Jornal Pelicano