Buscando melhorar seus currículos e adquirir novos conhecimentos, alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), apoiados pelo Grêmio Endurance, realizaram entre os dias 29 de abril e 1° de maio o Curso de Sobrevivência a Naufrágio, oferecido pela empresa Resgate RAS. O curso abrangeu desde aula teóricas até aulas práticas e desenvolveu não só o preparo para situações de emergência como também o espírito de liderança e de companheirismo.

Agraciados com a chegada de uma frente fria justo na sexta-feira de início do curso, os alunos puderam sentir na pele um dos maiores responsáveis pelas mortes em casos de naufrágio: o frio. Mas um bom curso de sobrevivência não é feito no conforto de uma sala de aula, então na manhã de sábado eles foram direto para a água treinar procedimentos para resgate e para subsistir enquanto se aguarda o socorro.

Com todo o curso realizado em Mangaratiba – RJ, os alunos foram ainda presenteados com a presença de alguns golfinhos que puderam se avistados ao longe, mas o que mais marcou o dia, pelo menos para a Al. Larissa Alexandre, foi o fato de estar comemorando seu aniversário junto a seus colegas em uma situação tão diferente da rotina normal da escola. O parabéns foi cantado ao crepúsculo e, por falta de um bolo com velas e aproveitando o clima do dia, as velas foram substituídas por fachos manuais.

(Foto: www.resgateras.com.br)
Comemoração do aniversário da al. Larissa Alexandre. (Foto: www.resgateras.com.br)

Acionamento de instrumentos pirotécnicos para sinalização, distribuição dos itens da ração de emergência, manuseio dos itens da palamenta (kit de sobrevivência) da balsa salva-vidas… todos os meios práticos de aprendizado foram empregados para o melhor entendimento de uma real situação de abandono de um navio.

O domingo, último dia do Curso de Sobrevivência a Naufrágio, foi reservado ao lazer com um mergulho autônomo acompanhado dos instrutores para relaxar.

O encerramento veio logo em seguida, acompanhado de um bolo de jujubas para que os alunos nunca mais se esquecessem do doce que vem em algumas palamentas e que sem dúvidas marcou o fim de semana fora do normal. Com palavras de despedida do dono do curso, sr. Alexandre Delgado e dos Als. Larissa Alexandre e Márcio, os alunos retornaram ao CIAGA com o objetivo cumprido: sobreviver!

Para mais informações sobre o curso, visite o site da empresa.

Veja abaixo mais algumas fotos do curso:

COMPARTILHAR
Aluno do terceiro ano de Náutica, atualmente é o Vice-Presidente do Jornal Pelicano.