No dia 6 de maio, um grupamento de quinze alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) foi prestigiar o 127° aniversário do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ). Saindo do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), os ex-alunos da Casa de Thomas Coelho foram levados por uma viatura à instituição, situada no bairro Tijuca, Zona Norte do Rio. O Ilmo. Sr. Comandante do Corpo de Alunos CF Gilmar também esteve presente. Presidiu o evento o Excelentíssimo Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, ex-aluno desse colégio imperial, nos anos de 1949 a 1952.

A Cerimônia

A cerimônia é tradicional e confraterniza alunos e ex-alunos que compartilham o apreço pela boina, reunindo autoridades civis e militares em homenagem à Instituição. “Entrar no CMRJ como ex-aluna é uma emoção nostálgica, a lembrança é viva dos momentos vividos e das amizades construídas” afirma Ewelyn Freitas, do 1° ano da EFOMM. Para ela, é gratificante voltar à instituição onde foi construído o sonho de estudar na nossa Escola. “Todo o meu sucesso, e principalmente a conquista de ser aluna da EFOMM, eu devo ao Colégio.”

Todo o meu sucesso, e principalmente a conquista de ser aluna da EFOMM, eu devo ao Colégio

Outras instituições militares e escolas – como Escola Naval, Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Academia da Força Aérea (AFA) e Fundação Osório – também enviaram seus alunos e cadetes para desfilar com grande estima. Entretanto, não foram somente militares que tiveram a oportunidade de desfilar na solenidade. Os civis da “família garança”, como é intitulado os que já pertenceram ao colégio, puderam relembrar como é marchar pela praça da Chácara da Baronesa de Itacuruçá ombro a ombro com seus antigos companheiros.

Disparo de canhões em homenagem ao CMRJ. (Foto: Al. Anna Viriato/ Jornal Pelicano)

Juntamente aos desfiles, os presentes puderam desfrutar da banda do colégio, o desfile da cavalaria e a demonstração de disparos de canhões feitos por alunos da escola. Além disso, acompanharam os belos discursos das autoridades presentes e dos alunos do terceiro ano, que em breve “marcharão para a vida” com o “ eterno prestigio do CMRJ.”

O Colégio de antes, o Colégio de agora

Ex-alunos do CMRJ, hoje alunos da EFOMM, prestigiando a instituição em celebração de aniversário. (Foto: Al. Anna Viriato/ Jornal Pelicano)
Ex-alunos do CMRJ, hoje alunos da EFOMM, prestigiando a instituição em celebração de aniversário. (Foto: Al. Anna Viriato/ Jornal Pelicano)

O Imperial Colégio Militar, mais tarde denominada como CMRJ, foi idealizada por Duque de Caxias, durante o Império, com o intuito de assistir aos “filhos daqueles que morrerão ou se inutilizarão no campo de batalha defendendo a independência e a honra nacional”. Entretanto, foi instituído somente em 1889, no ano da Proclamação da República, viabilizado por Thomás Coelho. A escola amparava quarenta e quatro filhos órfãos de oficiais e praças do Exército Brasileiro, que combateram na Guerra do Paraguai. Mais tarde, a instituição passou a admitir filhos de militares de todas as forças armadas e, atualmente, todos os jovens, por meio de concurso público.

Atualmente, o corpo de alunos do colégio militar é composto por cerca de 2000 discentes que junto com conhecimento na área cognitiva aprendem valores como hierarquia, disciplina, respeito, camaradagem e lealdade. Tais princípios são destacados pela união das armas, representado pela infantaria, cavalaria, artilharia, comunicações e a primeira turma de engenharia do CMRJ.

Confira a Galeria de Fotos do Evento:

AV20160506-017JP