A principal função das tampas de escotilha é evitar o contato da carga com a água do mar, assim como protegê-la de danos que possam ocorrer durante o seu transporte e a necessidade da perfeita estanqueidade, para que se possa manter intacta a estrutura interna da embarcação. Isso porque a água do mar, pela grande quantidade de sais que apresenta, forma um meio altamente corrosivo, prejudicando internamente a estrutura da embarcação.

As principais tampas de escotilha usadas a bordo são do tipo lifting, rolling foldingCada uma delas é projetada de acordo com algumas especificidades da embarcação, como a área total do convés principal e o comprimento longitudinal. Assim, para cada tipo de embarcação há uma preferência quanto à tampa.

(Foto: Marine Insight)
Tampa do tipo lifting sendo içada. (Foto: Marine Insight)

O tipo lifting geralmente é usado em navios porta-contêineres e utiliza processo mecânico. Nesta classe, as tampas são divididas em dois tipos: painel simples (único) e múltiplo. No primeiro, há apenas uma cobertura para cada escotilha e, no segundo caso, um porão é coberto por mais de uma tampa.

hatch cover
Tampa do tipo folding sendo aberta. (Foto: Marine Insight)

Já para o tipo foldingo uso é mais comum em navios de carga geral. Este tipo utiliza sistema hidráulico no seu funcionamento e tem como vantagem menor número de painéis, devido ao seu grande tamanho. Esse sistema é imprescindível para essa classe, pois permite maior controle e suavidade na abertura e fechamento do porão.

Por fim, a tampa do tipo rolling é usada principalmente em navios graneleiros ou de grande porte, sendo composta por duas tampas que se localizam na extremidade da escotilha. Utiliza-se de rodas para auxiliar no deslizamento e cilindros hidráulicos para colocá-las na posição de rolamento quando são muito pesadas ou extremamente grandes.

(Foto: Macgregor)
Tampas do tipo rolling. (Foto: Macgregor)

Todas as especificações e finalidades de cada tipo de tampa são destinadas a determinados navios, podendo variar de acordo com o tipo de carga transportada e o espaço para estiva. Os hatch covers ou tampas de escotilha devem, portanto, suprir as diferentes necessidades do atual mercado marítimo.

Fonte: http://www.marineinsight.com/naval-architecture/hatch-covers-types-ships/