Os Remotely Operated Vehicles (ROVs) são robôs operados por controle remoto que são aplicados em diferentes atividades as quais englobam variados campos da ciência. Nas atividades marítimas, essas máquinas são usadas principalmente em construções subaquáticas e em suas manutenções.

O projeto dos ROVs já era financiado desde a década de 1960 pelo governo americano. Inicialmente, eram chamados de Cable-Controlled Underwater Research Vehicle – CURV (Veículo de pesquisa subaquática operado por cabo, em tradução literal). A partir desta ideia, as indústrias de gás e atividades offshore aproveitaram a invenção para substituir os mergulhadores, que já tinham alcançado seus limites, começando então a era da exploração do mar.

Piloto singapurano opera um ROV. (Imagem: Google Imagens)
Piloto singapurano opera um ROV. (Imagem: Google Imagens)

Como funciona o trabalho com ROVs?

Transportados pelos navios, quando surge algum trabalho que precisa ser realizado embaixo d’água, eles entram em operação e são lançados ao mar. Geralmente, para manusear esse equipamento é contratada uma equipe com 3 pessoas que se revezam em turnos de 12 horas de trabalho durante 1 mês, seguido então por um mês de férias. O trabalho dos operadores destes robôs inclui lançá-los ao mar, controlá-los para a execução do trabalho desejado e a manutenção dos robôs.

O trabalho com os ROVs é uma tarefa muito importante nos navios. Esses equipamentos são fundamentais para as plataformas de petróleo e eles devem sempre estar prontos para operar. O dano causado a essas máquinas pode causar um grande prejuízo para as empresas e, sendo assim, é um emprego que coloca o trabalhador sob pressão.

Técnicos realizam manutenção no robô. (Imagem: Google Imagens)
Técnicos realizam manutenção no robô. (Imagem: Google Imagens)

Quais as qualificações para me tornar um piloto ou técnico de ROV?

O robô é um equipamento mecatrônico e, portanto, necessita para sua manutenção e manuseio conhecimentos prévios em eletrônica, mecânica ou formação marinha.

Remuneração

Como todo emprego, a remuneração é uma parte importante na hora de escolhê-lo. O salário nas indústrias de ROV são parecidos com os das indúsitras de óleo e gás e, de acordo com SS Sidhu, do site Marine Insight, é possível ganhar o mesmo que um emprego na Marinha Mercante.

Fonte: http://www.marineinsight.com/careers-2/career-in-marine-remotely-operated-vehicles-rov-industry/