Neste “Por que EFOMM?” contamos a história da aluna do segundo ano de Náutica Lorrany Vieira, que atualmente cursa o segundo ano de náutica e nos conta desde como surgiu a ideia de vir para cá até o que sente hoje em relação à Escola da Marinha Mercante.

JORNAL PELICANO – Por que você escolheu a EFOMM?

“A EFOMM sempre foi um sonho”. Eu não poderia começar este texto de maneira menos apaixonada pela Escola que escolhi. Pra ser sincera, era um sonho um tanto distante. Ouvi falar da EFOMM em torno dos meus 9 anos e minha ingenuidade de criança me fazia acreditar ser a “Marinha das mulheres” (até então não era permitido o ingresso de muheres na Escola Naval); sabia também que trabalharia embarcada e eram somente essas informações que eu tinha.

“A EFOMM sempre foi um sonho”

Até que um tempo depois, conheci uma moça que tinha se formado recentemente e então pude descobrir mais sobre e EFOMM. Terminei o ensino médio em 2010 e, embora eu soubesse há tempos a carreira que aspirava, não tinha condições financeiras de começar um pré-militar.

Moradora de um bairro pobre na Baixada Fluminense, minha realidade era bastante distante. Com muita persistência e apoio imensurável dos meus pais e com ajuda de verdadeiros anjos que surgiram na minha caminhada (um destaque em especial à uma querida Vovó e uma doce Titia que me acolheram e à elas minha eterna gratidão), consegui finalmente me tornar aluna da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. E, embora tivessem se passado três anos de trabalho intenso, o verdadeiro começo era naquele momento.

Manter-se na EFOMM não é tão simples. Os primeiros meses como aluno são um tanto desafiadores, mas é visível o amadurecimento profissional. A rotina é cansativa e os desafios iniciais assustam um pouco. Sejamos sinceros, viemos pra cá ainda meninos e, para que nos tornemos Oficiais repletos de responsabilidades e obrigações, é necessária tal formação.

Há aqueles que temem uma vida dentro de quartel, digo que a disciplina é a palavra-chave pra se viver bem aqui. Uns vem disciplinados, outros a forjam aqui.

“A incerteza daquilo que me aguarda no mar me atrai”

Aqui dentro da EFOMM eu pude vivenciar de perto valores únicos, que notoriamente me tornaram uma cidadã melhor. O convívio com diferentes pessoas é o começo. Aprendi a dividir, a me doar em prol de alguém, superar o cansaço, ser mais profissional e também mais tolerante com as diferenças dos outros. Ganhei grandes amizades e aprendi a valorizá-las, pois sozinhos alcançamos muito pouco. Além disso, os desafios sempre me motivaram. A incerteza daquilo que me aguarda no mar me atrai. Tornar-me um Oficial da Marinha Mercante é algo de extremo orgulho, não pelo status de ser um oficial, mas por ser uma linda profissão. Profissão essa que nos afasta do conforto de casa e do aconchego do abraço daqueles que amamos, contudo essa mesma profissão nos proporciona ver e sentir aquilo que em terra seríamos incapazes de encontrar: dias com mares turbulentos, dias com mar de almirante; momentos que a saudade machuca e, por conseguinte, te faz valorizar o lar.

Aos futuros candidatos, os atento sobre a adaptação. É um momento único, a última etapa para que o sonho se torne apalpável com a platina em mãos. Cada um de nós tem um estilo de vida e diferentes estradas nos fazem chegar ao mesmo lugar. A EFOMM é um troféu que eu ostento, simboliza as dificuldades por mim superadas para estar aqui. A vida como aluno não é fácil, se você quiser ser justo e verdadeiro será necessário abdicar de muitas coisas também. Mas nada é mais gratificante que ser orgulho de sua família e amigos. É ver seu pai te olhar com ternura e admiração, ter sua mãe orgulhosa e, melhor que isso, é você saber que está onde você sempre quis estar.”