O estudo direcionado para a carreira de oficial de náutica começa no segundo ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) ou no Curso de Adaptação para Segundo Oficial de Náutica (ASON), ambos destinam-se a habilitar o aluno para exercer as funções inerentes ao Oficial de Quarto de Náutica (2ON).

Carreira

A carreira do Oficial Náutico conta com responsabilidades desde a área de limpeza e manutenção do convés até Manobras de atracação. Visando as responsabilidades das funções à bordo, o Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) determina anualmente a ementa de ambos os cursos, de modo que, após a formação, o Oficial esteja apto a executar suas tarefas com segurança.

Platinas dos oficiais de Náutica. (Imagem: Google Imagens)
Platinas dos oficiais de Náutica. (Imagem: Google Imagens)

O 2º Oficial de Náutica (primeiro posto da carreira) é o responsável pela segurança à bordo, pelas embarcações de salvamento, palamentas, pelo bom estado dos instrumentos náuticos, por escrever o Diário de Navegação, fazer os cálculos da posição do navio e pelo Quarto de Serviço de Navegação; em embarcações que não possuem profissionais de saúde, o 2ON é responsável também pela enfermaria. Visando tais funções, são ministradas aulas de disciplinas como Segurança do Trabalho, Embarcações de Sobrevivência e Salvamento, Embarcações de Resgate Rápido, Oficial de Proteção do Navio, Meteorologia, Navegação Estimada e Costeira, Navegação Astronômica, Prevenção e Combate à Incêndio e Conhecimentos Elementares de Primeiros Socorros.

Curso

O aluno do Curso de Formação de Oficiais de Náutica conta com disciplinas que o auxiliará em todos os postos da profissão como Legislação Marítima e Administração Aplicada ao Navio. Essas matérias são voltadas para a função de 1º Oficial de Náutica, que é o responsável pela parte burocrática (documentos) exigida pelo porto, para que a embarcação opere dentro das normas, além de manter a vigilância e garantir a segurança todo momento que o navio estiver fundeado.

Cadeiras como Estabilidade, Técnica de transporte Marítimo, Economia no Transporte Marítimo e Transporte de Cargas Perigosas são mais voltadas para área de atuação do Imediato que é quem, logo abaixo do Comandante, é o responsável pela parte administrativa do Navio, visando ordem, bom funcionamento e limpeza de todos os setores da embarcação. Também responsável pelas operações de carga, descarga, manutenção e cuidado com a carga; é função do imediato elaborar o Plano de Carga.

O Comandante, como autoridade máxima do navio, é o responsável por todos os eventos à bordo; cabe a ele fazer cumprir todas as leis, regulamentos e convenções atuais, assim como realizar exercícios de segurança e assumir o comando do navio em travessias de risco e manobras de entrada e saída de portos, de atracação e desatracação. Por isso, as aulas de Sistemas de Propulsão e Auxiliares, Manobra do Navio, Técnica de sobrevivência Pessoal, Navegação Eletrônica, Técnica de Busca e Salvamento, Prática de procedimentos de Passadiço e Procedimentos de Emergência são também ministradas durante o curso.

A comunicação à bordo é considerada um dos elementos mais importantes para o bom funcionamento da embarcação. Tendo o conhecimento de que, em sua grande maioria, as tripulações dos navios mercantes são formadas por profissionais de diversas nacionalidades, o PREPOM exige uma carga horária de mais de 450h de aulas de English (contando inclusive com estudos técnicos no idioma), divididos durante os 6 semestres da EFOMM e 120h no Curso ASON.