Durante os dias 28 a 31 de março, 27 alunos do 3º ano e 1 aluno do 2º ano de Náutica da EFOMM participaram do Curso de Identificação de Céu, oferecido pelo Planetário da Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O curso tem duração de 4 dias e é um dos cursos oferecidos mensalmente pelo Planetário. As aulas foram ministradas pelo astrônomo Alexandre Cherman – que já foi professor do CIAGA, doutor em Física e Gerente de Astronomia do Planetário, onde trabalha desde 1997.

O curso teve um total de 144 inscritos, que puderam, ao longo da semana, aprender mais sobre as estrelas, identificar os principais alinhamentos e asterismos, e as respectivas constelações a que pertencem, tudo isso projetado na belíssima cúpula do Planetário. Também foram apresentadas diversas curiosidades do nosso Universo e os mitos e lendas relacionados às constelações. Foi uma viagem e tanto!

Chamada do Planetário para o Curso de Identificação de Céu quando as inscrições estavam abertas (Foto: Divulgação / Planetário da Gávea)
Chamada do Planetário para o Curso de Identificação de Céu quando as inscrições estavam abertas (Foto: Divulgação / Planetário da Gávea)

A importância da identificação do céu, primeiramente para o público em geral, é a curiosidade intrínseca ao ser humano de tentar saber onde estamos inseridos na grandeza do Universo, bem como a observação das estrelas, planetas, cometas – corpos celestes, no geral – quer seja para admiração, quer seja para reflexão.

Já para os futuros profissionais do mar, observar os astros auxilia na determinação da sua posição ou mesmo na obtenção de outras informações úteis para a segurança da navegação, método este conhecido como Navegação Astronômica.

Mas isso iremos abordar numa outra matéria…Aguarde!