No dia 3, quinta-feira, foi realizada no CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha) a cerimônia de Abertura do Ano Cultural da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante). O evento, ocorrido no Auditório Newton Braga, contou com a presença do Corpo de Alunos, de oficiais e de convidados, sendo comandada pelo CAlte Gilberto Cezar Lourenço, Comandante do CIAGA.

O Ano Cultural na EFOMM, busca a construção e definição de uma cultura social, através do conjunto de hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano, quando dentro de um grupo social. Para isso, a SAMM (Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante) por meio da Diretoria Sociocultural auxilia na construção dessa identidade com a elaboração de projetos sociais ou com apresentações culturais diversas.

Alunas se divertem e cantam junto. (Foto: Al. Yuri Machado/ Jornal Pelicano)
Alunas se divertem e cantam junto. (Foto: Al. Yuri Machado/ Jornal Pelicano)

Apresentações de dança e música

A apresentação começou com a exibição de um vídeo cômico e agradecimento aos patrocinadores – Empresa Inglês para Marítimos, Açaí do Leandro, Point das 5 bocas. Em seguida, a AdAl. Christiane Sanchez ressaltou a importância da música no desenvolvimento cultural, pois por meio dela o artista tenta expor seus sentimentos e estado de espírito, de modo que contagie e emocione o público. Além disso, as canções remetem à lembranças de momentos especiais e marcantes na vida das pessoas.

Al. Garcia e Al. Mylena Jones se apresentaram dançando Zouk. (Foto: Al. Yuri Machado/ Jornal Pelicano)
Al. Garcia e Al. Mylena Jones se apresentaram dançando Zouk. (Foto: Al. Yuri Machado/ Jornal Pelicano)

Dando início aos espetáculos, os alunos Garcia e Mylena Jones realizaram uma brilhante exibição de dança sob o ritmo Zouk, representando o Grêmio de Dança. Depois, em continuidade ao evento, o Grêmio de Música trouxe uma mistura de ritmos e estilos a fim de contagiar a plateia. O Al. Felipe Mendes fez com que todos se sensibilizassem com uma apresentação instrumental clássica de composição alemã, feita no século XVII. Em seguida, o Al. Renan obteve aplausos com seu desempenho ao tocar canções suaves e confortantes. A banda do Grêmio de Música deu prosseguimento demonstrando sua diversidade cultural, tocando inicialmente conhecidas músicas pops, e posteriormente Tango em apresentação conjunta com o Grêmio de Dança.

Al. Felipe Mendes impressiona os alunos com sua performance no violoncelo. (Foto: Al. Yuri Machado/ Jornal Pelicano)
Al. Felipe Mendes impressiona os alunos com sua performance no violoncelo. (Foto: Al. Yuri Machado/ Jornal Pelicano)

O melhor estilo musical para a exaltação da cultura brasileira é o MPB, por isso foi ritmo ideal para animar a todos os presentes. Os alunos Freitas e Carolina Gomes, acompanhados do Al. Gabriel Coelho, no violão, e do Al. Renan, na bateria, demonstraram a qualidade da música nacional e agitaram os alunos. Após grande performance, o Al. Freitas manteve-se ao palco e fez dueto com o Al. Hudson, revelando mais um cantor com enorme talento dentro do Corpo de Alunos da EFOMM. A dupla, acompanhada do Al. Furtuôzo no violão, encantou com suas magníficas vozes e ambos foram aclamados em vários momentos do show, com méritos pela excelência musical apresentada. A banda formada por primeiranistas, liderados pelo Al. Hudson, foi mais uma que teve bela atuação e empolgou o público.

Se viver conforme uma cultura é difícil, imagine ter que se adaptar a outra completamente diferente, com pessoas que não falam sua língua. Com isso, a banda composta por estrangeiros – OfAl. Carlos Estrada, boliviano, Al. Sebastian, equatoriano, e Al. Rebeca Ramirez, paraguaia – subiu ao palco e mostrou um pouco de suas culturas e de suas habilidades musicais trazendo emoções e sentimentos em suas canções.

Al. Domequis Souza, Al. Pedro Gonçalves e Al. Gabriel Oliveira empolgam o público tocando rock. (Foto: Al. Yuri Machado/ Jornal Pelicano)
Al. Domequis Souza, Al. Pedro Gonçalves e Al. Gabriel Oliveira empolgam o público tocando rock. (Foto: Al. Yuri Machado/ Jornal Pelicano)

Então, chegou o momento romântico da cerimônia. Os alunos Isadora, Gabriel Mello e Ramon cantaram músicas que tocaram os corações dos apaixonados. Em seguida, foi a vez do Reggae, com seu arranjo musical ímpar, tomar conta do clima. O estilo musical eternizado por Bob Marley trouxe inspiração, amor e paz de espírito ao espetáculo. Para finalizar a diversidade cultural do evento, o Rock e sua filosofia foram representados nas músicas tocadas pelos alunos Renan, Domequis Souza, Gabriel Oliveira, Nunes Alves e Pedro Gonçalves.

Conclusão

Por fim, houve a entrega dos Certificados de participação da Abertura do Ano Cultural para os alunos dos três anos escolares que se apresentaram. O Almirante Lourenço proferiu algumas palavras finais, nas quais agradeceu a presença de todos por demonstrarem entusiasmo e vibração durante as exibições e demonstrou satisfação com as revelações de talentos na noite. Encerrando a cerimônia, todos foram convidados a comer e celebrar a Abertura do Ano Cultural.

Confira nossa galeria de fotos do evento:

YR096-20160303JP

 

COMPARTILHAR
Comandante-Aluno (Curso de Náutica), Atleta da Equipe de Xadrez e Repórter do Jornal Pelicano