Na constante busca pelas vagas de estágio embarcado (PREST) e em um cenário não muito favorável, a soma de esforços para o embarque dos praticantes tem sido cada vez maior. Desde o ano passado, por exemplo, alguns alunos têm trabalhado diretamente com o Departamento de Cursos e Estágios na tentativa de conveniar mais empresas ao Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e mais vagas serem ofertadas.

Nesse sentido, no dia 12 de março, o Comandante do Centro, Exmo. Sr. CAlte Gilberto Cezar Lourenço, o CF (RM-1) Clovenildo, o PON Santini e os alunos do 3º ano da EFOMM Pina e Savino se reuniram com representantes do Centro Nacional de Navegação (CENTRONAVE) para ampliar essa parceria. A relação tende a ser benéfica a ambas as partes de maneira que o CIAGA oferece jovens recém-formados e extremamente motivados acrescendo para o futuro das companhias envolvidas e conveniadas com o Centro.

O CENTRONAVE representa 23 empresas de navegação estrangeiras e é uma das referências em transporte marítimo de carga no Brasil.

Dos pontos acordados na reunião teve-se: a divulgação do embarque de praticantes nos navios-escola da Hamburg Süd; a possibilidade de convênio de todas as 23 empresas do CENTRONAVE com o CIAGA; o esclarecimento de que não há limitação da parte dos praticantes quanto a embarcações que atuam em apenas um ou mais portos brasileiros, bem como afretados; e a possibilidade de ocorrer embarque de familiarização dos alunos já nas férias do meio do ano.

O CIAGA intensificou a busca por parcerias estratégicas capazes de atender a demanda dos Praticantes a Oficial recém-formados, incluindo a possibilidade de parte deste estágio embarcado ser realizado a bordo de navios militares e a tendência é que, ao longo do ano se reduza a fila de espera para o PREST.