Entre os dias 14 e 21 de março, várias palestras ocorreram no Auditório Newton Braga, no CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha) referentes à Semana Qualidade de Vida, evento que visa ensinar os alunos da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) a melhorar os hábitos dos alunos para que gozem de boa saúde dentro e fora da Escola.

Realizados todos os anos, uma vez por semestre, esses eventos cobrem aspectos cotidianos do aluno. No dia 16, muitos alunos ainda tiveram o oportunidade de doar sangue para o banco da Marinha do Brasil. Os temas abordados nesta edição foram:

  • Imunização e Calendário Vacinal;
  • Higiene Bucal;
  • Nutrição e Distúrbios Alimentares;
  • Fisioterapia;

Não deixe de conferir nossa galeria de fotos ao final da matéria!

1IMUNIZAÇÃO E CALENDÁRIO VACINAL

Aluno tira dúvidas sobre o calendário vacinal (Foto: Al. Lorrayne / Jornal Pelicano)

A Semana iniciou-se com uma palestra sobre vacinação, ministrada pelo 2T (RM2-T) Anderson. Tendo como foco a importância para os marítimos de ter o calendário vacinal em dia, o tenente informou quais vacinas os alunos receberão durante seu período na EFOMM. Descrevendo brevemente sobre as vacinas e as doenças que estas previnem, o palestrante disse ainda que ao concluir os três anos de curso, todos os alunos terão tomado as vacinas neessárias para exercer a profissão. Ao fim da palestra, foi aberto um espaço para dúvidas.

2HIGIENE BUCAL

1T (RM2-S) Maria Coutinho conversa com os alunos. (Foto: Al. Roberta / Jornal Pelicano)

A segunda palestra da Semana Qualidade de Vida foi ministrada pela 1T (RM2-S) Maria Coutinho, novamente no auditório Almirante Newton Braga. Nela, a tenente falou sobre saúde bucal.

Foram abordados tópicos como a importância dos dentes, ressaltando a importância da saúde bucal além da estética, quando trocar a escova de dentes e o controle da dieta. Os alunos foram instruídos quanto às causas das doenças bucais, as consequências e como preveni-las ou tratá-las. A palestrante também citou curiosidades sobre alguns tratamentos e relacionou algumas doenças bucais a partos prematuros, HIV e outras doenças. A tenente deu ainda recomendações sobre quais escovas escolher, consumo de açúcar, intervalo entre refeições e técnicas de escovação.

Ao final da palestra, foi aberto espaço para que os alunos pudessem sanar quaisquer dúvidas relacionadas ao que foi falado.

3NUTRIÇÃO E DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Auditório cheio recebe palestra sobre Nutrição. (Foto: Al. Joelma / Jornal Pelicano)

Na quinta-feira, dia 17, as palestrantes 1T (RM2-S) Juliana Paldini – nutricionista – e 1T (RM2-S) Rosinah Brandão – psicóloga – fizeram uma palestra rica em detalhes sobre nutrição e distúrbios alimentares, respectivamente.

A primeira apresentação falou sobre a alimentação como um caminho para a saúde e trouxe aos alunos a seguinte questão: “o que é comer saudável?” Questionando e trazendo o assunto para o nosso cotidiano, a nutricionista alertou quanto às facilidades das dietas da moda, ao uso de produtos que prometem acelerar o metabolismo e à alimentação restrita com exclusão de nutrientes por um período de tempo determinado. Isso porque, além de não atenderem aos requisitos de uma alimentação saudável para manutenção da saúde, podem provocar efeitos contrários aos desejados a longo prazo e trazer deficiências nutricionais.

Como solução desses problemas, a palestrante falou sobre diminuir a ingestão e aumentar o gasto, ou seja, analisar o “saldo calórico” na alimentação. Finalizando sua palestra, a nutricionista explicou sobre uma composição dietética diária (água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras, minerais) e trouxe aos alunos os 10 passos para a “vitória”

  1. Priorize alimentos in natura ou minimamente processados;
  2. Reduza óleos, gorduras, sal e açúcares;
  3. Limite embutidos e retire os conservantes;
  4. Evite alimentos ultraprocessados devido a gordura trans;
  5. Coma regularmente e em ambientes apropriados;
  6. Compre em estabelecimentos que priorizam a saúde;
  7. Desenvolva suas próprias habilidades culinárias;
  8. Planeje-se;
  9. Dê preferência a refeições feitas na hora;
  10. Seja criterioso quanto às informações de rótulos e atente às propagandas enganosas.

A psicóloga trouxe aos alunos uma análise detalhada sobre alguns tipos de transtornos alimentares (mostrando causas e sintomas comuns) e também comentou que esses distúrbios surgiram a partir das exigências sociais quanto aos padrões estéticos. Na palestra, comentou-se sobre anorexia, bulimia nervosa, transtorno de comer compulsivo, vigorexia e ortorexia.

4FISIOTERAPIA

Encerrando a Semana da Qualidade de Vida, a 1T (RM2-S) Raphaela Boderone falou sobre fisioterapia através do pilates, iniciando a palestra contando as origens dessa prática, desde o seu fundador, Joseph Pilates. Citou também seus benefícios, desde correção da postura e estética até saúde mental e recuperação de traumas.

Outro tópico abordado foi a diferença entre musculação e pilates. Durante o espaço para as dúvidas, a palestrante informou que os alunos têm livre acesso à prática de pilates no CIAGA, mas a prioridade é para aqueles que estão em processo de recuperação de traumas.

5GALERIA DE FOTOS

Confira a galeria de fotos da Semana de Qualidade de Vida:

JL001-20160317JP
(Foto: Al. Joelma / Jornal Pelicano)

Textos: Al. Botelho, Al. Freitas, Al. Michel Lemos e Al. Nunes Alves

Fotos: Al. Joelma, Al. Lorrayne e Al. Roberta

Edição: Al. Colares e Al. Nunes Alves