A Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM) vem se empenhando em complementar os ensinamentos adquiridos nas salas de aula da EFOMM, com informações atualizadas do universo mercante, auxílio aos alunos tanto na escolha de curso, quanto nas matérias que fazem parte da grade curricular, ou visitações em instalações em terra ou navios. Por intermédio da Diretoria Extraclasse, os alunos puderam visitar duas instalações da empresa Wärtsilä.

Alunos do curso de náutica em pequena apresentação do gerente de vendas da Wärtsilä, Lucas Correa. (Foto: Al. Michel Lemos/ Jornal Pelicano)
Alunos do curso de náutica em pequena apresentação do gerente de vendas da Wärtsilä, Lucas Correa. (Foto: Al. Michel Lemos/ Jornal Pelicano)

Na terça-feira, dia 8 de março, alunos do segundo e terceiro ano de náutica tiveram a chance de conhecer um Centro de Treinamento no Centro da Cidade, Rio de Janeiro. Lá, os visitantes foram conhecer brevemente sobre a história da empresa e das suas áreas de atuação no Brasil, desde 1990, e no mundo. Além de fornecer um maquinário sempre de ponta para diversas empresas de navegações, assim como todo o suporte durante o ciclo de vida do aparelho, investem fortemente em plantas de energia.

Os futuros pilotos da EFOMM puderam conhecer o mais novo Sistema de Posicionamento Dinâmico (DP) da empresa. Preocupados com o que chamaram de “Situation Awareness” e com a agilidade necessária nas atividades do offshore, o DP visa facilitar na tomada de decisões durante a manobra da embarcação, com mais informações disponíveis no mesmo aparelho, e com a facilidade do touchscreen.

Alunos do curso de máquinas em visita as instalações da empresa Wärtsilä. (Foto: Al. Thais Dias/ Jornal Pelicano)
Alunos do curso de máquinas em visita as instalações da empresa Wärtsilä. (Foto: Al. Thais Dias/ Jornal Pelicano)

Já os maquinistas do segundo e terceiro ano visitaram na quarta-feira, dia 9 de março, o pátio da oficina da empresa em Niterói. Lá, foram instruídos em um Workshop pelos funcionários da instalação, onde tiveram contato com thrusters, e o motor criado pela empresa, W-31, um dos de maior eficiência atualmente. Mas o destaque da visita com certeza foi ver o Motor Escola ainda em construção. Sempre presentes nos laboratórios de máquinas, esses motores são utilizados para mostrar o funcionamento de cada parte específica da peça, para técnicos e alunos. O “detalhe” é que esse é o projeto do maior Motor Escola já construído na América Latina, além ter a moderna tecnologia empregada nos navios mais novos.

Em ambos os dias, o grupo da multinacional finlandesa entregou um kit para todos os alunos e ofereceram lanches antes do retorno deles ao CIAGA. Confira algumas fotos da visitação:

ML027-20160308JP

Texto: Al. Colares; Al. Pedro Fernandes

Fotos: Al. Michel Lemos; Al. Thais Dias

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.