O último dia do Período de Adaptação 2016 começou de uma maneira diferente. Uma alvorada festiva, às 0440 da manhã, fez os ainda quase alunos rapidamente descerem e formarem por turmas no pátio da bandeira.

Em seguida, um alongamento os preparou para um corridão, passando pelos pontos históricos do CIAGA, como os bustos do Alte. Graça Aranha, do Visconde de Mauá, do CLC Caminha, a homenagem às vítimas da Marinha Mercante na II Guerra Mundial, algumas salas patrocinadas, que levam nomes de empresas, ex-professores e ex-alunos. A parada final das turmas se deu no Grêmio de Vela e Remo da EFOMM, para uma ocasião muito especial, que eles não esperavam: o recebimento da tão sonhada e almejada platina de primeiro ano, com uma visão do nascer do sol na Baía de Guanabara.

Nascer do sol na Baía de Guanabara (Foto: Al. Michel Lemos / Jornal Pelicano)
Nascer do sol na Baía de Guanabara (Foto: Al. Michel Lemos / Jornal Pelicano)
Flexão marca o recebimento da platina, com muita emoção (Foto: Al. Felipe Dias / Jornal Pelicano)
Flexão marca o recebimento da platina, com muita emoção (Foto: Al. Felipe Dias / Jornal Pelicano)

Para isso, todos foram ao chão e pagaram flexões de olhos fechados, no momento em que os adaptadores colocavam sobre suas mão as platinas. A emoção e comoção coletiva rapidamente tomaram conta do ambiente, e muitos começaram a chorar, por terem conseguido ultrapassar todas as etapas do processo seletivo, superando as adversidades e realizando seus sonhos: se tornarem alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

Ao se levantarem, se abraçaram e vibraram muito, ao bradarem, junto aos seus veteranos, o canto “Com Perseverança”. E responderam, entoando o brado da turma 16. Em seguida, se dirigiram aos seus camarotes para se arrumarem e aguardar a completa entrada dos pais no auditório, para que houvesse uma grande surpresa. E de fato, houve.

Confira as fotos da alvorada festiva e do recebimento da platina ao nascer do sol:

(Foto: Al. Michel Lemos / Jornal Pelicano)
(Fotos: Als. Michel Lemos e Thais Dias / Jornal Pelicano)

 

Entrega dos barretes aos Adaptadores Alunos

(Foto: Al. Lucas de Jesus / Jornal Pelicano)
Comandante do CIAGA ministra palestra sobre o Centro (Foto: Al. Lucas de Jesus / Jornal Pelicano)

Dentro do Auditório Almirante Newton Braga, o Exmo. Sr. C. Alte. Lourenço, Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, fazia a recepção dos familiares, apresentando o Centro, seu escopo – formar, aperfeiçoar e atualizar os homens do mar; seu contexto dentro da Marinha do Brasil, o que os alunos enfrentarão ao longo dos 3 anos aqui, o que lhes é oferecido e também o que lhes será cobrado.

Adaptadora Al. Diana Coelho recebe Barrete do CT (FN) Rodrigo Souza (Foto: Al. Lucas de Jesus / Jornal Pelicano)
Adaptadora Al. Diana Coelho recebe Barrete do CT (FN) Rodrigo Souza (Foto: Al. Lucas de Jesus / Jornal Pelicano)

Concomitantemente, ao lado de fora, no Pátio da Bandeira, ocorria a cerimônia de entrega de barretes aos adaptadores alunos, que voluntariamente trocaram seu período de férias para ajudar a adequar os novos alunos à rotina escolar, desempenhando um trabalho muito nobre e competente. Este barrete simboliza o reconhecimento do esforço desse trabalho, que não termina junto com a adaptação, mas sim os acompanha por todo o ano.

Entrega das platinas aos alunos do 1º ano

(Foto: Al. Felipe Dias / Jornal Pelicano)
Aluna do primeiro ano recebe platina e buquê de flores (Foto: Al. Felipe Dias / Jornal Pelicano)

O momento mais aguardado enfim chegou. Os familiares vieram ao Pátio e encontraram a formatura dos agora alunos do 1º ano da EFOMM, em suas respectivas turmas – de Alfa a Hotel – e não se aguentaram de emoção, quando tão logo correram para ver seus filhos, abraçá-los e colocar em seus ombos a primeira platina. O Jornal Pelicano esteve registrando esses momentos, bem de pertinho, e toda equipe presente se emocionou com o momento.

Confira as fotos do evento de entrega de platinas, clicando na foto abaixo:

(Fotos: Als. Michel Lemos, Lucas de Jesus, Felipe Dias, Thais Dias, Thiago Aguiar / Jornal Pelicano)

Agradecimentos

Esses são alguns exemplos do reconhecimento que tivemos dos familiares ao longo desse período de adaptação. Somos muito gratos e garantimos que esses comentários nos motivavam a trabalhar cada vez mais engajados e comprometidos. Retribuímos com o nosso muito obrigado. Agradecemos também à confiança depositada no nosso trabalho, não somente pelo comando do CIAGA e da EFOMM, mas dos colegas adaptadores, familiares e todos que acompanharam essa cobertura. Complementamos que em todo período de adaptação a cobertura exclusiva é feita pelo Jornal Pelicano, e no ano anterior isso foi feito, entretanto por alguns problemas não foi ao ar. Pretendemos, em breve, disponibilizar as fotografias da Adaptação 2015.

(Montagem: Jornal Pelicano)
(Montagem: Jornal Pelicano)

Trabalhar no Jornal Pelicano é muito mais que acalmar os corações dos familiares durante o período de adaptação, é propagar a imagem do aluno da EFOMM e trazer conteúdos relativos à Marinha Mercante. Aos novos leitores, continuem conosco!