Candidatos na palestra do DOE. (Foto: Al. Nunes Alves)
Candidatos na palestra do DOE. (Foto: Al. Nunes Alves/ Jornal Pelicano)

Mesmo com o dia chuvoso, o 9º dia do Período de Adaptação 2016, foi repleto de atividades, realizadas com muita disposição tanto da parte dos candidatos, quanto dos adaptadores. Pela manhã, após o café e a inspeção no uniforme cascatinha, as turmas Alfa, Bravo, Charlie e Delta foram para o Auditório Newton Braga onde foi ministrada uma palestra pelas duas oficiais responsáveis pelo Departamento de Orientação Educacional – 1T (RM2-T) Karen Leite e 1T (RM2-S) Luciana Mello. Enquanto isso, as turmas Echo, Foxtrot, Golf e Hotel estavam em sala de aula aperfeiçoando a execução de hinos e canções relativos à Marinha do Brasil.

Após o intervalo, os grupos se revezaram nas atividades supracitadas. Devido à chuva, os adaptadores ficaram em sala de aula e instruíram os candidatos a respeito de seus direitos e deveres da vida militar, auxiliados pelo livreto “Nossa Voga” e pela Intranet nas salas de aula, que disponibiliza as Ordens Internas do Centro de Instrução e outras características da rotina de bordo. Enquanto isso, a turma Charlie realizava a tipagem sanguínea de seus integrantes. Almoçados, os candidatos que estavam com os nomes na Escala de Serviço do dia foram para a Passagem de Serviço, onde foram instruídos quanto aos detalhes do plantão que iriam assumir essa noite, pela primeira vez.

Candidatos na passagem de serviço. (Foto: Al. Thais Dias)
Candidatos na passagem de serviço. (Foto: Al. Thais Dias/ Jornal Pelicano)

As turmas Charlie, Golf e Hotel seguiram para as atividade do GVREFOMM onde, mesmo com a chuva, conseguiram velejar e remar com os AjAdais. Após a tipagem sanguínea, a turma Delta se juntou às outras no Grêmio de Vela e Remo. As turmas Alfa, Bravo, Echo e Foxtrot, ficaram em atividades em sala de aula e depois seguiram para o TFM, onde puderam usar as instalações do CIAGA, Dojô, Quadra Coberta e Ginásio. Após o lanche e o banho, todas as turmas foram para as salas de aula onde continuaram, em conjunto, a preparar e escrever os brados de suas respectivas turmas.

Missa em homenagem ao candidato-aluno Marco Túlio. (Foto: Al. Colares/ Jornal Pelicano)
Missa em homenagem ao candidato-aluno Marco Túlio. (Foto: Al. Colares/ Jornal Pelicano)

Após o jantar, todos os candidatos, acompanhados de alguns adaptadores trajando o uniforme branco, 5.5, foram para o Auditório, onde seria realizado um missa em memória ao candidato-aluno Marco Túlio, que recentemente deixou a Turma 2016. A emocionante cerimônia trouxe lágrimas aos olhos de vários presentes, sobretudo dos candidatos, que ainda guardam no coração a imagem do companheiro, usando-a como motivação para os dias à frente.

Após a ceia, os candidatos seguiram para os camarotes, para descansar para o dia seguinte.

Resultado da promoção

Se você compartilhou o vídeo da primeira semana da Adaptação 2016 em nossa página no Facebook com uma mensagem para um candidato ou comentou, confira aqui o resultado: os sorteados de hoje foram os srs.: Aleksandro Gomes, Thainá Cypriano Reigoto, Gabriela Flores, Ciomara Esterno, Leo Sarmento, Matheus Regis, Vivianne Barretto. Continuem participando, estaremos aceitando até sexta-feira!

Confira a galeria de fotos do 9º dia da adaptação 2016, clicando na foto abaixo:

NU004-20160119JP
(Foto: Als. Nunes Alves, Renata, Isabella Moura e Thais Dias / Jornal Pelicano)

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.