Em sequência à rotina da Adaptação 2016, o 5º dia começou com a inspeção dos candidatos por ocasião da Alvorada (0600). A cada dia que passa, com mais experiência, os candidatos passam a ser mais cobrados quanto ao asseio do seu uniforme, bem como sua apresentação pessoal. Após o café da manhã, provendo energia para enfrentar mais um dia, os candidatos receberam instruções quanto ao padrão do uniforme utilizado a partir da segunda semana de adaptação, conhecido como “cascatinha”.

Candidatos treinam Ordem Unida com corneta e percussão (Foto: Isabella Moura / Jornal Pelicano)
Candidatos treinam Ordem Unida com corneta e percussão (Foto: Isabella Moura / Jornal Pelicano)

Após um intervalo para reforço na hidratação dos candidatos, teve início a ordem unida com toques de corneta, como no dia anterior, porém com a introdução da percussão, garantida pela Banda do CIAGA. O lanche da manhã permitiu os candidatos recarregarem suas baterias para sequência da ordem unida até o almoço.

O almoço é uma oportunidade dos candidatos estarem em contato, de maneira pouco mais descontraída, com os adaptadores e colegas de turma, além de garantir uma pausa nas atividades e marcar o início da tarde, com prosseguimento das demais programações.

Tarde

A continuação com a ordem unida com toques de corneta e percussão teve fim às 1450, tradicional hora da Parada Escolar, para verificação dos aspectos militares, bem como da apresentação pessoal. Em seguida, todas as turmas seguiram para o TFM (Treinamento Físico Militar), onde puderam, através do esporte, se empenhar e se ajudar, no espírito de equipe, fundamental em atividades esportivas. Após o TFM, os candidatos lancharam e foram liberados para os seus camarotes para tomarem banho e trocarem de uniforme, ressaltando a importância da higiene pessoal.

O 1T (RM2-T) Daniel Pereira palestrou no Auditório Almirante Newton Braga sobre a rotina da EFOMM. Por não haver atividades acadêmicas durante o período de adaptação, alguns pontos se diferenciam, sobretudo no período da manhã. Ele explicou sobre o serviço do OSCA (Oficial de Serviço ao Corpo de Alunos) e a sua importância para os alunos e também, algumas peculiaridades da rotina da EFOMM.

Noite

(Foto: Isabella Moura / Jornal Pelicano)
(Foto: Isabella Moura / Jornal Pelicano)

Após o jantar, às 1800, os candidatos foram liberados para os camarotes, devido à chuva, e às 2000, conduzidos para as salas de aula, onde tiveram um instrução de hinos e canções. Em seguida cearam e retornaram aos camarotes, sendo liberados mais cedo para se preparar para amanhã, quando uma boa surpresa os aguarda.

Candidatos convocados da reserva

(Imagem: Jornal Pelicano)
(Imagem: Jornal Pelicano)

Obs: O Candidato-Aluno Beloni chegou ontem, mas parece que o nosso Pelicano estava voando e se esqueceu de incluí-lo na lista. Pedimos desculpas!

E o momento mais aguardado do dia, as fotos dos candidatos! Clique na foto abaixo e veja como eles passaram o 5° dia da Adaptação 2016:

RT039-20160115JP (2)
(Fotos: Als. Thais Dias, Renata e Isabella Moura / Jornal Pelicano)