Manhã

Seguindo o café da manhã e a rotineira inspeção de uniforme do Período de Adaptação, todos os candidatos seguiram para o Auditório Almirante Newton Braga, onde passariam essa parte do dia sendo instruídos em diversos assuntos que abrangem a vida de um aluno da EFOMM.

A primeira palestra foi sobre o Auxílio Transporte, recurso oferecido pela Marinha do Brasil para “aliviar” as despesas dos militares com meios de transportes do trabalho para suas casas. Os residentes que pretendem morar no CIAGA durante a maior parte do curso e moram longe do Centro tiveram espaço para sanar suas dúvidas quanto ao Auxílio.

Candidatos sendo instruídos em manhã de palestras. (Foto: Al. Michel Lemos/ Jornal Pelicano)
Candidatos sendo instruídos em manhã de palestras. (Foto: Al. Michel Lemos/ Jornal Pelicano)

Depois, a 1ª Ten (RM2) Raquel Apolaro subiu ao palco para ministrar sua palestra sobre a Superintendência de Ensino. Temas importantes que abordam a vida acadêmica dos alunos, como as matérias que serão lecionadas em sala de aula e as notas minimas necessárias para obter sucesso no curso.

Após a pausa para o lanche, os candidatos seguiram para a palestra do Apoio Religioso prestado aos alunos pelos grêmios católico, espírita e evangélico CT Eleutério.

Tarde

Seguindo o almoço, os candidatos foram para as salas de aula, onde começaram o processo de abertura de conta nos bancos. Estão à disposição dos candidatos o HSBC, Itau e Banco do Brasil. Ao mesmo tempo, os candidatos que aguardavam para iniciar o processo ou que não pretendiam abrir uma conta, realizavam outras atividades em sala ou resolviam pendencias no Paiol de Uniformes.

Candidatos resolveram suas últimas pendências de fardamento antes da cada vez mais próxima Cerimônia da Platina. (Foto: Al. Thais Dias/ Jornal Pelicano)
Candidatos resolveram suas últimas pendências de fardamento antes da cada vez mais próxima Cerimônia da Platina. (Foto: Al. Thais Dias/ Jornal Pelicano)

Depois, no horário do TFM, as turmas Alfa e Bravo foram para o Ginásio, onde puderam jogar voleibol. Golf, Hotel, Charlie e Delta foram para a piscina. As turmas Echo e Foxtrot foram para o dojô. Depois das atividades físicas, puderam se recompor no lanche da tarde, antes de voltarem a trajar o cascatinha para voltarem ao Auditório do Centro.

A palestra ministrada pelo 1º Ten (T) Santos Souza tratou da história da navegação. O assunto de grande importância para a formação dos futuros navegantes serviu como uma amostra das aulas que serão ministradas ao longo do 1º semestre do curso, na matéria de Introdução a Marinha Mercante – IMM.

Noite

Candidatos da Turma Bravo 2016 às vésperas da avaliação. (Foto: Al. Isabella Moura)
Candidatos da Turma Bravo 2016 às vésperas da avaliação. (Foto: Al. Isabella Moura)

Após o jantar, os candidatos foram para as salas de aula, onde tiveram uma surpresa: mais uma prova! O exame, cujo objetivo era avaliar o conhecimento adquirido pelos candidatos no Período de Adaptação. A prova abordou temas que aprenderam em sala de aula, do livreto “Nossa Voga” e dos próprios adaptadores no dia a dia. Após a avaliação, que será corrigida pelo adaptadores, todos seguiram para a ceia, e depois encaminhados para seus camarotes onde iriam descansar para o dia seguinte.

Convite

Reforçando o convite feito anteriormente pelo Jornal Pelicano para que todos os pais dos candidatos da Turma 2016 venham ao CIAGA no dia 30 de janeiro. Os portões estarão abertos a partir de 0900 para o evento que começará as 1000. Lembrando que os convidados não podem entrar na OM (organização militar) vestindo bermuda ou calçando chinelos de dedo, estilo havaianas. Recomendamos traje esporte!

Fotos

Clique na imagem abaixo e veja mais fotos da Adaptação 2016:

ML001-20160127JP
(Fotos: Als. Renata, Michel Lemos, Isabella Moura e Thais Dias / Jornal Pelicano)

 

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.