A sexta-feira já está batendo na porta e a Adaptação 2016 vai chegando ao fim de sua 2° semana. Hoje o dia não trouxe grandes surpresas, quando comparado aos demais dias da semana, mas ainda assim trouxe novos aprendizados.

Manhã

Candidatos assistem palestra de Segurança Orgânica (Foto: Nunes Alves / Jornal Pelicano)
Candidatos assistem palestra de Segurança Orgânica (Foto: Nunes Alves / Jornal Pelicano)

Após o café da manhã, todas as turmas tiveram uma palestra sobre segurança orgânica com o Capitão-de Fragata (CF RM1) Ferraz, aprendendo os procedimentos de segurança adotados no CIAGA. A palestra foi seguida por uma apresentação do banco Itaú a respeito dos benefícios que este oferece para os interessados em abrir contas. Como muitos dos candidatos nunca tiveram um emprego antes de passarem no concurso, a maioria acaba chegando ao CIAGA sem conta bancária, essencial para que possam receber o soldo quando alunos. Outros bancos ainda terão espaço para oferecerem seus serviços no decorrer da próxima semana.

Posteriormente à palestra, todas as turmas foram para o rancho dos alunos, onde, durante o lanche matutino, receberam o resultado do torneio de ordem unida que ocorreu ontem. Por uma pequena diferença, sagrou-se campeã a turma Hotel, seguida pela turma Foxtrot em segundo.

Antes do almoço, cada turma foi para a sua sala a fim de confeccionar os seus brados individuais.

Tarde

À tarde, os candidatos que ainda tinham pendências de uniforme tiveram um tempo para saná-las, voltaram para as salas e tiveram aulas sobre os regulamentos internos.

Ao longo do dia, quase todas as turmas realizaram um teste de tipagem sanguínea na enfermaria do CIAGA, confirmando ou descobrindo os tipos sanguíneos daqueles que não sabiam. Furar o dedo e ver sangue foi um verdadeiro teste de coragem para alguns candidatos, mas todos passaram pelo teste, trocaram de roupa e foram para o Treinamento Físico Militar (TFM).

Candidatos realizam TFM (Foto: Al. Renata / Jornal Pelicano)
Candidatos realizam TFM (Foto: Al. Renata / Jornal Pelicano)

As turmas se dividiram entre as piscinas do Centro de Instrução e a quadra coberta para praticarem exercícios passados pelos mestres de educação física, finalizando tudo com um lanche e tempo para trocar de roupa e tomar banho.

Houve ainda uma palestra a respeito das consequências do uso de anabolizantes, ministrada pelo mestre Francisco Albino, ex-atleta e campeão sulamericano de salto triplo no Chile, em 1985. Os candidatos tiraram dúvidas e seguiram para a janta.

Noite

Duas palestras encerraram a noite do 11° dia da Adaptação 2016, uma sobre as equipes esportivas presentes no CIAGA e outra, de caráter motivacional, sobre o brado da turma.

Toda turma da EFOMM tem um brado único, formado durante a adaptação e que será gritado em momentos de extrema alegria e união. Por isso, para auxiliar os adaptandos, os adaptadores entoaram o brado da turma 14, fazendo tremer as paredes do Auditório Newton Braga.

A ceia, por fim, concluiu o 11° dia da Adaptação 2016, os candidatos retornaram a seus camarotes para descansar e preparar as malas pois, amanhã, serão liberados para ir pra casa.

Candidatos convocados da reserva

Hoje, novamente, não chegou mais nenhum candidato.

Resultado da Promoção

Se você compartilhou o vídeo da primeira semana da Adaptação 2016 em nossa página no Facebook com uma mensagem para um candidato ou comentou, confira aqui os sorteados de hoje: Os srs. Dayse Raposo, Alessandra Lopes,  Roberto Cano, Deci Cano, Marta Carvalho, Marcella Baião, Olga Baião, Verônica Elze, Wanda Lucia, Simone Barbosa, Bianca de Oliveira, Lucrécia Lopes e Elizabeth Beghine.

Informações importantes

Amanhã ocorrerá o licenciamento dos candidatos. Este se dará a partir das 1140, para que todos possam almoçar com seus familiares e amigos. Os candidatos ainda se encontram no processo de adaptação, não tendo sido incorporados como alunos, portanto, caso não se apresentem para o retorno até as 0600 da manhã de segunda-feira (25/01), serão considerados como desistentes, tendo suas vagas canceladas.

A Adaptação 2016 pode ter uma pausa, mas o Jornal Pelicano nunca para e, neste final de semana, trará uma surpresa para todos os sorteados em nossa promoção! Fiquem atentos!

E agora, o momento mais aguardado do dia: as fotos dos candidatos! Clique na imagem abaixo e veja o nosso álbum feito especialmente para você, que não aguenta mais de tanta saudade:

RT005-20160121JP
(Foto: Als. Nunes Alves, Renata e Isabella Moura / Jornal Pelicano)

COMPARTILHAR
Aluno do terceiro ano de Náutica, atualmente é o Vice-Presidente do Jornal Pelicano.