O 10° dia da Adaptação 2016 trouxe mais uma surpresa para os candidatos, que aproveitaram o feriado de São Sebastião do Rio de Janeiro para conhecer mais a profissão e demonstrar tudo o que aprenderam nessas quase duas semanas de treinamentos.

Torneio de Ordem Unida

Candidatos das turmas Echo, Foxtrot, Golf e Hotel em formatura antes do Torneio de Ordem Unida. (Foto: Al. Thais DIas / Jornal Pelicano)
Candidatos das turmas Echo, Foxtrot, Golf e Hotel em formatura antes do Torneio de Ordem Unida. (Foto: Al. Thais DIas / Jornal Pelicano)

As turmas Echo, Foxtrot, Golf e Hotel participaram de um torneio de Ordem Unida já após o café da manhã, executando os movimentos comandados pela banca composta pelo Comandante do Corpo de Alunos (ComCA) Capitão-de-Fragata (CF) Gilmar, pelo Capitão-Tenente (CT) Rodrigo Souza, pelo Comandante-Aluno (ComAl) Berço Cruz e pelo Oficial Aluno Comandante de Companhia (ComCia) Al. Pedro Fernandes.  O torneio durou a maior parte da manhã, deixando espaço pouco antes do almoço para que as turmas Foxtrot e Hotel passassem por um teste oral a respeito de normas e regulamentos e as turmas Echo e Golf recebessem instruções em sala de aula.

À tarde, foi a vez das turmas Alfa, Bravo, Charlie e Delta realizarem o torneio após resolver algumas pendências de uniforme. Concluindo o torneio, cujo resultado só será divulgado amanhã, essas turmas foram para as salas de aula receber mais instruções, até a hora da janta.

Mas o que as turmas estavam fazendo quando não estavam no torneio ou em sala? Essa foi a maior surpresa do dia para os candidatos…

Visitação a navios mercantes

Candidatos da Bravo visitam Praça de Máquinas durante visitação. (Foto: AdAl. Vilma Lemos / Acervo Pessoal)
Candidatos da Bravo visitam Praça de Máquinas durante visitação. (Foto: AdAl. Vilma Lemos / Acervo Pessoal)

Retornando um procedimento que não acontecia no CIAGA há alguns anos, os candidatos foram levados aos navios mercantes AHTS Tangará e NT Bergen, da Transpetro e Esmeralda, da Sapura. Toda a operação que conseguiu embarcar candidatos, alguns adaptadores e oficiais, foi possível em grande parte aos esforços do Comte. Menezes, Gerente de Operações da Transpetro e fiel apoiador deste Centro de Instrução.

Na parte da manhã, as turmas de Alfa a Delta se dividiram em uma lancha do CIAGA e uma van até o local de atracação dos navios, enquanto à tarde as turmas de Echo a Hotel fizeram o mesmo. Todas puderam conhecer o convés, o passadiço e a praça de máquinas, além dos comandantes e chefes de máquinas das embarcações.

Candidatos da Hotel conhecem Passadiço do NT Bergen. (Foto: AdAl. Márcio / Jornal Pelicano)
Candidatos da Hotel conhecem Passadiço do NT Bergen. (Foto: AdAl. Márcio / Jornal Pelicano)

Esse contato foi importante para que os adaptandos pudessem sentir um pouco como é a carreira que predentem seguir, e decidir-se se realmente é aquilo que esperam.

Foi um dia de aprendizado que todos levarão para sempre na memória como, sem dúvidas, o melhor feriado de São Sebastião que já tiveram.

Os candidatos, além dos lanches recebidos no CIAGA, ainda comeram sanduíches a bordo, além de beber refrigerantes. Sem dúvidas, foi um dia de festas.

Fim do Dia

Após a janta no rancho dos alunos, os candidatos foram para o Auditório Newton Braga onde foram instruídos sobre como agir em emergências, principalmente no período noturno, retornaram ao rancho para uma ceia, e foram para os quarto descançar.

Candidatos convocados da reserva

Hoje, novamente, não chegou mais nenhum candidato.

Resultado da promoção

Se você compartilhou o vídeo da primeira semana da Adaptação 2016 em nossa página no Facebook com uma mensagem para um candidato ou comentou, confira aqui os sorteados de hoje: As sras. Sandy Kricia, Érika Andrade, Renata Almada Andrade, Lucia Helena, Mauri de Carvalho e Isabel Vilela.

Se você não foi sorteado, não se desanime, a promoção continua até sexta!

E agora, confira as fotos do 10º dia da Adaptação 2016 clicando na foto abaixo:

TD065-20160120JP

COMPARTILHAR
Aluno do terceiro ano de Náutica, atualmente é o Vice-Presidente do Jornal Pelicano.