Nos dias 1º e 2 de dezembro, às 1320, no auditório Alte. Newton Braga, as melhores monografias dos alunos do terceiro ano foram apresentadas. Tendo a 1° Ten. Apollaro como vogal, o evento contou com a presença de alunos de todos os anos, familiares, representantes de empresas de navegação, professores orientadores, a coordenadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Sra. Eurídice, Sua Excelência, o Comandante do CIAGA, C. Alte. Gilberto Cezar Lourenço e o Exmo. Sr. C. Alte. Falcão, Chefe da Superintendência de Ensino do CIAGA.

A vogal começou com uma definição do TCC como sendo um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e também instrumento de avaliação final de um curso superior. Ele é elaborado em forma de dissertação devendo seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

1° Dia

IO033-20151201JP
Alunos que se apresentaram no 1° dia. (Foto: Al. Isabella Moura/ Jornal Pelicano)

A primeira a se apresentar foi a Al. Bárbara e seu tema foi : “Recursos Hídricos a Bordo – Recursos e Economia”. Ela ressaltou aimportância da água não só a bordo, mas também para todas as transformações bioquímicas do planeta. Indicando-a como o principal item de consumo, foram abordados temas como sua armazenagem normativa e lucrativa, a crise hídrica e a NORMAM 20 (Norma da Autoridade Marítima 20 – Gerenciamento da Água de Lastro de Navios). No final, ao se auto-indagar o porquê de fazer uma monografia típica de maquinistas, ela afirmou que é um assunto importantíssimo, pois afeta diretamente a tripulação e é essencial se ter domínio não só sobre os seus sistemas, mas também sobre todo o organismo do navio. Após isso, recebeu um diploma de palestrante, entregue pelo seu orientador, Prof. Henrique Vaicberg.

“Esse equipamento é essencial para a automação e para a praça de máquinas”

A segunda apresentação foi sobre o “Controlador Lógico Programável”, do Al. Batista. Foi mostrada a motivação do aluno, que foi a visitação ao navio BGL-1 da Petrobrás, na qual um amigo o apresentou a essa tecnologia. “Esse equipamento é essencial para a automação e para a praça de máquinas, pois atua no funcionamento e equalização de equipamentos mesmo sem um controlador operando, como por exemplo para manter a temperatura. Antes as máquinas eram específicas, já hoje em dia basta apenas mudar a sua programação. É um computador voltado para a indústria, só que mais fácil de programar, além de aguentar umidade e temperatura. ”Ao final da apresentação agradeceu ao Al. Erick Batista e à equipe do SENAI, que forneceu material e local para a realização de seu projeto, que foi mostrado em vídeo. Recebeu o diploma de palestrante do Prof. Hermann já que seu orientador, Prof. Barbosa, não estava presente.

“A tecnologia vem nos mostrando que a ciência náutica é uma ciência baseada não mais em métodos empíricos, e sim em estudos e análises.”

A terceira foi do Al. Ferreira Filho, com o tema: “Determinação ou Correção de uma Derrota Marítima segundo as Previsões Meteorológicas e Oceanográficas”. Relacionou o propósito da meteorologia e oceanografia com os interesses do armador. Observou a importância do conhecimento dos fenômenos, publicações e produtos. Abordou diversos temas e documentos, tais como: Cartas sinóticas, boletins meteorológicos, ciclones extratropicais, tsunamis, icebergs, dentre outros… Recebeu um diploma de palestrante de seu orientador, o Prof. e Capitão de Longo Curso (CLC) Renan: “A tecnologia vem nos mostrando que a ciência náutica é uma ciência baseada não mais em métodos empíricos, e sim em estudos e análises.”

A palestra seguinte foi da Al. Ana Vieira com o tema : “Atuação da Marinha Mercante na Segunda Guerra Mundial”. Comentou sobre a perda de 32 embarcações mercantes e todas as vidas extintas na guerra. Com um discurso emocionante, fez uma viagem ao passado falando sobre a marinha mercante da época (principalmente sobre o Lloyd Brasileiro), os métodos de ataque do eixo, o caso do navio Arara e a estratégia do Brasil de usar comboios de navios mercantes escoltados por navios de guerra. No final, mencionou as condecorações recebidas pelos militares e assemelhados civis que foram feridos ou mortos (Medalha Sangue do Brasil), além do “o que é ser marinheiro”, ou seja, as qualidades referentes aos homens e mulheres que doam suas vidas ao mar: dedicação, mobilidade geográfica, formação específica, bem como, exposição a risco de vida e consequências negativas para a família. Recebeu o diploma de palestrante de seu orientador, Prof. Nélio.

O Al. Paulo Oliveira falou sobre: “Métodos de Redução de Ruídos e Vibrações nas Embarcações”, e seu orientador foi o Prof. Hermann. Definiu a ressonância e ressaltou seus perigos à estrutura dos navios, além de falar das vibrações e ruídos em propulsores e motores, bem como do fenômeno de cavitação (formação de bolhas de vapor pela baixa pressão gerada pelo propulsor, que ao estourarem geram danos).

RP000-20151201JP
Monografia do Al. Ferreira Filho. (Foto: Al. Raphany/ Jornal Pelicano)

A seguir, a Al. Mariana Hora fez uma apresentação sobre “Navegação em Águas Rasas e Efeito Squat, seu professor orientador foi o CLC Renan.

Por fim, o Al. Zambelli discorreu sobre a propulsão nuclear, possível força motriz futura dos navios.

Ao término de cada apresentação, os alunos receberam seus diplomas de palestrante.

Com o fim das apresentações, C. Alte. Lourenço convidou os familiares a subirem no palco e cumprimentou todos. Os palestrantes receberam um prêmio patrocinado pela empresa de navegação Wilson Sons.

2° Dia

_MG_9954
Alunos que se apresentaram no segundo dia. (Foto: Al. Daniela Carvalho/ Jornal Pelicano)

O segundo dia de apresentações começou com a monografia do Aluno Erick Nanjara, Comandante-Aluno. Seu temafoi bastante recorrente hoje em dia: “Posicionamento Dinâmico – Topologia e Operação”. Considerado o futuro da Marinha Mercante, a tecnologia DP (Dynamic Positioning) permite a realização operações delicadas, onde a posição real do navio é de vital importância, com um erro aceitável de poucos metros. Foram abordados as suas classes e módulos de operação. Ao fim, recebeu o diploma do Prof. Nélio.

“[…] É indispensável o estudo constante e a leitura dos manuais de bordo”

A segunda monografia foi da Al. Thais Drummond, com o tema “Transporte Marítimo de Cargas Perigosas”, e o professor orientador, Hermann. Sua exposição, baseada no código IMDG (International Maritime Dangerous Goods CodeCódigo Internacional de Produtos Perigosos), retratou as classes, embalagens e normas relativas a esse assunto “[…]não muito difundido, mas muito importante”. A aluna fez um estudo de casos de embarcações que agrediramo meio ambiente, citando o famoso episódio de derramamento de óleo do navio Exxon Valdez. No final frisou a importância dos dispositivos de segurança a bordo. Recebeu o diploma de palestrante do Prof. Nélio. “[…] É indispensável o estudo constante e a leitura dos manuais de bordo”.

RP020-20151202JP
Al. Thais Drummond falando sobre cargas perigosas. (Foto: Al. Raphany/ Jornal Pelicano)

Após isso, o Al. Tomaz Pereira falou sobre “A Importância e Funcionamento de Dispositivos Eletrônicos a Bordo”, seu orientador foi o Prof. Barbosa. Este é um assunto muito relevante para o pessoal de bordo, uma vez que a maioria dos dispositivos que utilizamos em uma embarcação são eletrônicos. Mencionando mais uma vez o CLP (Controlador Lógico Programável) ele fez uma relação com a monografia do dia anterior, do Al. Batista. Ao final, recebeu um diploma de palestrante de seu professor orientador.

A apresentação que seria ministrada pelo Al. Daflon foi feita por seu orientador, Prof. Henrique Vaicberg. Sua monografia consistiu no desenvolvimento de um aplicativo de celular para bordo. Usado para o Draft Survey (literalmente “Inspeção de calado”), ele permite a avaliação dos calados reais e peso efetivo para ocasião de carga embarcada e desembarcada. Daflon recebeu auxílio do Prof. Vaicberg e da Prof.ª Laís, além disso, seu arcabouço teórico para o cálculo foi retirado da apostila “Estabilidade para Embarcações Mercantes”, do professor e CLC Sidnei. Esta é um assunto de extrema importância para o armador, pois pode representar uma perda ou um ganho de carga e, logo, de dinheiro. Foi mostrado um vídeo explicando a redução de tempo considerável entre o cálculo à mão e no aplicativo.

RP042-20151202JP
Apresentação dupla com os Al. Torres e Camila Oaquim. (Foto: Al. Raphany/ Jornal Pelicano)

Após isso, houveuma apresentação dupla com os Al. Torres e Camila Oaquim, com os respectivos temas de monografia, “Eficiência Energética no Casco do Navio” e “Hidrodinâmica no Casco do Navio”. Essa apresentação inusitada foi decorrente da inter-relação entre os assuntos: A hidrodinâmica do casco do navio influencia diretamente na eficiência energética do mesmo. Primeiro, houve um estudo de cascos de diferentes navios pela história, passando pelos Great Eastern e Great Britain e chegando aos Queen Mary e S.S. Normandia. Depois, foi feita uma breve explicação de quais seriam as forças de resistência que atuam no navios, tais como corrente de esteira, resistência de ondas e resistência de forma. Além disso, foram abordados dispositivos e equipamentos que reduzem a resistência viscosa, proporcionando economia à embarcação. Foi levantada a questão de números em porcentagem, que podem passar uma falsa impressão sobre os fatos, e foi ressaltado que, mesmo números pequenos em porcentagem, podem gerar grandes diferenças. O Prof. Hermann, orientador de ambos, entregou os diplomas de palestrante.

Al. em sua apresentação sobre propulsão elétrica. (Foto: Al. Daniela Carvalho/ Jornal Pelicano)
Al. Gustavo Reis em sua apresentação sobre propulsão elétrica. (Foto: Al. Daniela Carvalho/ Jornal Pelicano)

Na monografia seguinte, “Sistema de Propulsão Elétrica na Marinha Mercante”, do Al. Gustavo Reis foram citadas as vantagens desse sistema. Recebendo ele o diploma de seu orientador, Prof. Paulo Pinto.

Depois foi a vez da Al. Larissa Cazarim brilhar, com uma abordagem descontraída sobre “Falhas Estruturais em Embarcações Mercantes”. Ela atribuiu o fenômeno de fadiga como principal causador deacidentes estruturais que ocorrem em uma embarcação mercante. Foram vistos os casos de navios como o Titanic e os da classe Liberty. No final recebeu o diploma de palestrante do Prof. Hermann, seu orientador.

Encerramento

Alunos e familiares sobem ao palco. (Foto: Al. Daniela Carvalho/ Jornal Pelicano)
Alunos e familiares sobem ao palco. (Foto: Al. Daniela Carvalho/ Jornal Pelicano)

O Comandante do CIAGA fez referências a todas as apresentações de ambos os dias. Os professores orientadores que estavam presentes receberam cumprimentos e lembranças do C. Alte. Falcão. Assim, os Alunos palestrantes subiram ao palco e foram agraciados com mais prêmios, da mesma forma como no dia anterior. A representante da empresa de navegação MAERSK, Sra. Cecília, entregou uma bonificação extra ao Al. Erick Nanjara e o  Sr. Márcio, representante da Vale, ao
Al. Tomaz Pereira. No final, o Comandante fez um epílogo trazendo informações e novidades para todos, fez algumas observações sobre as apresentações de monografias e procurou enaltecer o valor humano e o sentimento marinheiro em suas palavras, encerrando assim as palestras.

Veja aqui as fotos do e do dias de apresentações.