Na sequência do dia de passagens, no pátio da bandeira, o Corpo de Alunos testemunhou a Passagem da Cana do Leme e do comando de companhias e pelotões. A Turma 13 se despede da EFOMM após um ano bastante positivo no comando da escola e a Turma 14 assume tal função, representada pelos novos oficiais alunos.

Oficiais-Alunos ComCia e ComPel

A cerimônia realizada este ano foi diferente das dos anos anteriores: cada Oficial encarregado das 6 companhias da EFOMM deu posse, individualmente, aos Oficiais-Alunos Comandantes de Pelotão e Comandantes de Companhia, diante da sua respectiva companhia, em formatura.

IO016-20151209JP
Comandantes de Pelotão e de Companhia assumindo suas novas funções (Foto: Isabella Moura / Jornal Pelicano)

Temos então, a nova configuração dos comandos das companhias em 2016, a seguir:

Cia.
Oficial Responsável 1T (RM2-T) Renata 1T (RM2-T) Daniel Pereira 1T (RM2-T) Rafael Campos 1T (T) Santos Souza 1T (T) Paula Mello 1T (T) Camila Morgado
ComCia Adriana Ricardo Salgado Fevereiro Pedro Fernandes Carlos Estrada Pina
1º ComPel Felipe Dias Diana Coelho Temóteo Mata Moscoso Mac Cormick Pedro Henrique
2º ComPel Stephanye Savino Sérgio Mesquita Karoline Ludmila Olivério Lacerda
3º ComPel Rafaella Lima Lemos Marcelo Kafa Gualberto Klinger Nadine

Imediato-Aluna

MD019-20151209JP
Imediato-Aluna Fernanda Batista assume função (Foto: Comunicação Social / CIAGA)

Posteriormente houve a passagem de Imediato-Aluno e Comandante-Aluno. A aluna Fernanda Batista conquistou o 2° lugar geral na classificação para o ano de 2016, sendo a nova Imediato-Aluna da EFOMM, função anteriormente exercida pelo aluno Rodrigo Teixeira. Deu posse à função de Imediato-Aluna à aluna Fernanda Batista o Ilmo. Sr. ComCA, CF Gilmar.

Comandante-Aluno

MD024-20151209JP
Comandante-Aluno Berço Cruz recebe a Cana do Leme do CAlte Lourenço (Foto: Comunicação Social / CIAGA)

Em seguida, o Comandante-Aluno exonerado, Erick Nanjara, entregou a Cana do Leme, após um ano de muito trabalho, ao novo ComAl, aluno Berço Cruz, que foi, não somente empossado, como também parabenizado pelo seu esforço e disciplina e recebeu os votos de boa sorte do Comandante do CIAGA, CAlte Lourenço.

A cerimônia terminou com as palavras do Alte Lourenço, parabenizando todos os novos Oficiais-Alunos:

Que tomem como exemplo os Oficiais-Alunos ora destituídos e mantenham o mesmo grau de dedicação e competência, com coragem para enfrentar qualquer mar que se aproxime e ainda assim, conduzir com segurança seus pelotões e companhias ao porto seguro sonhado.

Ao Comandante-Aluno Berço Cruz e Imediata-Aluna Fernanda Batista chegou a hora de assumirem a cana do leme e o comando deste barco. Então, se necessário for, preparar para o mau tempo, mas mantenham o rumo constante do sucesso do CIAGA e da EFOMM com máquinas adiante toda força.

Confira a galeria de fotos da passagem da cana do leme:

MD001-20151209JP
(Fotos: Thais Dias, Isabella Moura e Francesquetto / Jornal Pelicano)