A manhã dessa quarta-feira, 2 de dezembro, começou de forma diferente no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) devido a um motivo especial: o encerramento do Ano Esportivo. O Corpo de Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e a tripulação do Centro de Instrução realizaram uma corrida liderados pelo CAlte Gilberto Cézar Lourenço, Comandante do CIAGA, cujo trajeto seria entre as Organizações Militares vizinhas ao CIAGA (BAMRJ, CEFAN e CIAA).

Desde o início do dia, quando houve um aquecimento liderado pelos profissionais de educação física no Campo de Esportes, os militares já mostravam que aquele seria um dia diferente. Inflamados pelo entusiasmo do Almirante Lourenço, as companhias bradaram canções militares por todo o percurso.

Corpo de Alunos na encerramento do Ano Esportivo 2015. (Imagem: Jornal Pelicano)
Corpo de Alunos na encerramento do Ano Esportivo 2015. (Imagem: Jornal Pelicano)

A animação vista na cerimônia de encerramento do Ano Esportivo era compatível com a observada durante todo o ano, bastante intenso no âmbito desportivo. Ocorreram diversas competições – como o retorno do MERCNAV -, e atividades – como o inesquecível Dia do ComCA. Os resultados obtidos ao longo do ano pelos alunos foram bastante animadores, mostrando que os atletas da EFOMM foram bem preparados pelos professores de cada equipe.

Alunos da EFOMM durante o Dia do ComCA e a competição MERCNAV. (Imagem: Jornal Pelicano)
Alunos da EFOMM durante o Dia do ComCA e a competição MERCNAV. (Imagem: Jornal Pelicano)

O calendário esportivo foi composto das seguintes competições:

Xterra-Camp-JF-Institucional-Foto-Thiago-Lemos-28O Corpo de Alunos também teve a oportunidade de participar de circuitos de corridas de rua, circuitos de travessias e corridas de trilha, como o circuito X-Terra, Rei e Rainha do Mar e Athenas. De acordo com o Al. Xavier, Diretor Esportivo da Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM), o ano foi altamente produtivo e cheio de inovações. Destacando-se a criação da Equipe de Xadrez; a confecção de camisetas personalizadas para as equipes; e a oportunidade do Grêmio Endurance e da Equipe de Natação levarem alunos para competir fora da cidade do Rio, bem como outras atividades.

Com o retorno das companhias ao campo de esportes, os alunos Lisboa, Mavropoulos, Ana Luiza, Thamires, Arthur Lemos e Luiz Ferreira se deslocaram para extinção do fogo simbólico. Para fechar com grande estilo a cerimônia e, consequentemente, o excelente ano esportivo de 2015, os três anos escolares bradaram seus gritos de guerra. O Comandante Lourenço repetiu um verso que lhe sobressaiu nestes gritos: “em nome do Brasil, vencer ou vencer”. Isso evidencia o entusiasmo dos futuros Oficiais da Marinha Mercante em continuar cumprindo a missão de transportar as riquezas do nosso país.

Confira algumas fotos do evento e o vídeo da corrida:

IMG_9950

Texto: Als. Strauss e Thiago Aguiar

Foto: Als. Francesquetto e Isabella Moura

Filmagens: Als. Márcio e Colares