Viver num submarino já não é exclusividade de vilões de filmes e quadrinhos. A Motion Code: Blue, empresa austríaca, oferece quatro modelos de iates submersíveis particulares em seu site oficial, e até mesmo uma ilha móvel.

Nomeados em homenagem à única baleia jubarte albina no mundo, os iates MIGALOO M2, M5, M6 e M7 oferecem conforto e luxo para variados tipos de necessidades. Seus projetos foram baseados em submarinos militares e comerciais que mostraram grande confiabilidade.

Protótipo do M2. (Imagem: migaloo-submarines.com)
Protótipo do M2. (Imagem: migaloo-submarines.com)

M2

Com um apelo um pouco mais comercial, esse modelo, apesar de ser o menor de todos (apenas 72 metros de comprimento), apresenta bastante versatilidade quanto à configuração de seu interior. Seu design permite adaptações para transformá-lo em um restaurante/bar com capacidade para 24 a 36 clientes, em um escritório ou simplesmente em um iate particular. Quanto à propulsão, são utilizados dois diesel-geradores que fornecem energia elétrica para o propulsor.

Protótipo do M5 (Imagem: Google Imagens)
Protótipo do M5 (Imagem: Google Imagens)

M5

Maior que o M2, esse modelo surpreende pela vista que proporciona: possui três observatórios, um no bar a boreste, um na sala de jantar a bombordo, e um no salão na proa. Além disso, ainda vem com heliporto, garagem para dois mini-submarinos (de até 11 metros de comprimento, cada), compartimento de carga, piscina ao ar livre (que se retrai quando o M5 vai imergir), jacuzzi, academia, spa, sala de cinema, salão de jogos, adega, elevadores, biblioteca, alguns bares e salões semi-retráteis.

O camarote do proprietário possui 300m² e se estende por três andares, com um terraço na proa. Além dele, há ainda 6 suítes VIPs, cada uma com 65m² divididos em dois andares. No total, há camarotes para 32 passageiros e tripulantes.

Com um tamanho como esse, o submarino utiliza 4 diesel-geradores e 2 motores Stirling para gerar energia para a propulsão e para atender às suas demais necessidades. Sua capacidade máxima de tempo submerso varia de dois a três dias normalmente, podendo chegar a duas semanas quando emprega os motores Stirling.

Protótipo do M6. (Imagem: Google Imagens)
Protótipo do M6. (Imagem: Google Imagens)

M6

O M6 aposta em seu visual trabalhado, com um casco moderno e proa adaptada, assemelhando-se à tecnologia X-Bow. Assim como o M5, ele apresenta também heliporto, Sail (a torre do submarino) estendida e centralizada e observatório dividido em dois andares. Fora isso, nada mais foi revelado sobre esse modelo de 160 metros de comprimento.

Protótipo do M7. (Imagem: Google Imagens)
Protótipo do M7. (Imagem: Google Imagens)

M7

O último modelo não é só o maior dos criados pela compania, mas também o maior do mundo do tipo. Seu visual foi inspirado nos contratorpedeiros da classe Zumwalt, desenvolvidos pela marinha americana e considerados entre os melhores do mundo por sua versatilidade (com artilharia anti-aérea, anti-navio e anti-submarino), e também entre os mais caros.

Em seus 225 metros de comprimento, ele comporta o camarote do proprietário, de 2100m², camarotes VIPs e de convidados, de 400m² cada, área para VIPs e convidados que totaliza 1000m², seis compartimentos destinados à carga, além de alguns UUVs (Unmaned Underwater Veihcle) e AUVs (Autonomous Underwater Vehicles), unidades submersíveis controladas remotamente.

Para mover isso tudo a uma velocidade máxima de 40 nós emerso e 20 nós submerso, além de gerar energia para a tripulação e os convidados, é utilizado um motor híbrido diesel-elétrico, 4 geradores diesel, duas turbinas a gás, 4 propulsores HTS e 8 a 10 geradores Stirling.

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Aluno do terceiro ano de Náutica, atualmente é o Vice-Presidente do Jornal Pelicano.