Na última quarta-feira, 09 de dezembro, iniciou-se o processo de transferência de diversas funções dos grêmios escolares ao novo terceiro ano da EFOMM, alunos da Turma 14, que assumiram seus cargos de presidência, vice-presidência, comodoria e diretoria, na presença do CAlte Lourenço, comandante do CIAGA, e do Comandante e Imediato do Corpo de Alunos.

A ensolarada manhã do dia 9 de dezembro começou no auditório do CIAGA com a presença dos alunos e oficiais em uniforme 5.5 para uma ocasião especial: A passagem de comandos e funções. A cerimônia começou com o canto do hino nacional. No palco estavam os três presidentes exonerados e os novos três que assumiram. Compunham a mesa, o Exmo. CAlte Lourenço, o Ilmo. Sr. ComCA Gilmar e o Ilmo. Sr. ImCA Henrique Barbosa. Deu-se início às passagens:

Jornal Pelicano

A presidente exonerada, OfAl Larissa Cazarim, discursou expressando seu sentimento de satisfação e agradeceu por fazer parte do grande crescimento e visibilidade que o Jornal teve no ano, e declarou à próxima gestão:

Escrevam a HISTÓria de nossa escola e não seremos esquecidos.

Escute o discurso da aluna Larissa Cazarim:

NA034-20151209JP
Antiga e nova presidência do Jornal Pelicano (Foto: Natalia / Jornal Pelicano)

O novo presidente, aluno Felipe Dias, agradeceu a oportunidade de poder liderar a equipe do Jornal Pelicano, reconheceu o enorme desafio, e frisou que a imagem do Corpo de Alunos da EFOMM é o foco do Jornal:

vocês hoje constroem o legado Que daqui a Uns anos poderemos Rever nos registros online, e também na nossa versão impressa.

Ouça o discurso do aluno Felipe Dias:

Grêmio de Vela e Remo

O Comodoro exonerado, OfAl Luiz Ferreira, agradeceu às oportunidades que o Grêmio lhe proporcionou, e ao suporte que o Comando, os amigos, a família e a namorada lhe deram. Desejou à nova comodoria sucesso na gestão, bons ventos e mares tranquilos.

O gv vem crescendo e tem tudo para contribuir na formação dos oficiais da marinha mercante

Confira o discurso do aluno Luiz Ferreira:

NA018-20151209JP
Novos Vice-Comodoros da Vela e do Remo (Foto: Natalia / Jornal Pelicano)

O novo Comodoro, aluno Quintino comoveu com seu discurso pautado no amor pela atividade, nas oportunidades de se aproximar das aplicações do conteúdo do curso de náutica, nos ensinamentos transmitidos pelos anteriores gestores, na responsabilidade de liderar todos velejadores e remadores da EFOMM, e finalizou agradecendo à família e à namorada, presentes na plateia, aos amigos do GVR e ao Comando. E finalizou convidando todos para experimentar e praticar no GVR:

O gvr está sempre de portas abertas e vai recebê-los com toda atenção.

Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM)

O presidente exonerado, AdAl Paulo Oliveira, reconheceu que foi um ano de muito trabalho, reafirmou o amor pela Instituição como motivação para realização de um trabalho que foi levado a sério. Agradeceu à sua equipe, escolhida pelo AdAl Arthur Lemos, a quem era pensado em todo trabalho executado. Agradeceu à futura equipe que já chegou junto para trabalhar.

Alguns projetos não foram concluídos, por isso não saio daqui com a sensação de dever cumprido. Eu gostaria de ter feito muito mais por vocês. Acredito que esse trabalho não acabou. Ele vai continuar ano que vem.

Escute a mensagem do aluno Paulo Oliveira:

NA028-20151209JP
Diretores SAMM 2016 (Foto: Natalia / Jornal Pelicano)

O novo presidente, aluno Guerra, agradeceu pela confiança na equipe que se formou e prometeu:

Ano que vem vamos dar continuidade ao trabalho que a equipe liderada pelo paulo fez.

Escute as palavras do aluno Guerra:

Confira as fotos do evento de passagem das agremiações:

DC001-20151209JP
(Foto: Daniela Carvalho / Jornal Pelicano)