Nessa última sexta-feira, dia 28 de novembro, a Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM) organizou, no Sítio Recanto dos Sonhos, em Vargem Grande, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, o seu Churrasco de Fim de Ano. Aberto para todo o Corpo de Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e convidados, o evento teve o objetivo de comemorar o fim das provas do segundo semestre e, com isso, do próprio laborioso e produtivo ano acadêmico de 2015. Além disso, ele serviu para integrar, pela última vez, primeiro e segundo anos com o terceiro ano, que deixa a Escola.

Hoje é dia de se divertir muito porque chegamos até aqui

Para o deslocamento até o local do sítio, três ônibus foram disponibilizados partindo do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) imediatamente após os alunos serem liberados de suas rotinas. Ao chegarem, estando o almoço já preparado pelo buffet contratado, garçons e bares abertos à pleno serviço, música boa tocando alto com o DJ residente, piscina e campos society prontos sob um sol de 36º, e o estilo decorativo greco-palaciano do sítio impressionando; era evidente a empolgação e expectativa no rosto de todos. “Hoje é dia de comemorar o fim de mais este ciclo, de curtir as fortes amizades que formamos ao longo desse ano e se divertir muito porque chegamos até aqui”, afirmou o Ofal. Guilherme Rolim.

Cenário do churrasco é sítio em estilo greco-palaciano. (Imagem: Jornal Pelicano)
Cenário do churrasco é sítio em estilo greco-palaciano. (Imagem: Jornal Pelicano)

O último churrasco: Turma Treze até o Fim

Para os terceiranistas da turma CLC José dos Santos Silva, o churrasco teve um significado especial: “Para nós, que, como futuros mercantes, iremos nos separar, todo momento como este, juntos, geram lembranças inesquecíveis”, declarou o aluno do 3° ano de Náutica, Arthur Lemos. Na ocasião, eles contavam 13 dias para a Cerimônia de Declaração de Praticantes, que ocorrerá em 10 de dezembro e marca o final de suas trajetórias como alunos da EFOMM.

Toda a intensidade relatada pelo aluno Arthur Lemos, ficou evidente quando a maior parte do terceiro ano, abraçado, se emocionou com uma singela homenagem preparada pela Diretoria Sóciocultural da SAMM. Um vídeo que reunia fotos marcantes de cada grupo de camarote e sala de aula, desde quando eles eram alunos do primeiro ano, sob a trilha de músicas como “A Estrada”, de Cidade Negra, e “Anjos pra Quem tem Fé”, de O Rappa, rapidamente, os fez chorar.

Só nós sabemos o que cada um passou

“Ao mesmo tempo que estávamos felizes por saber que em breve iremos nos formar; que estamos ultrapassando uma etapa de nossas vidas com muito esforço – só nós sabemos o que cada um passou; que poderemos proporcionar gratificante alegria para as nossas famílias; ao mesmo tempo, também ficamos com um sentimento de saudade. Não da rotina da Escola, em si, mas das pessoas, principalmente”, declarou a terceiranista, Adal. Victória. Para ela, os momentos simples como as reuniões para subir ao rancho e as conversas despretensiosas nos pavimentos são exemplos de fatos que certamentee sentirá falta.

Terceiro ano comemora praticamente o fim de sua etapa na EFOMM. (Imagem: Jornal Pelicano)
Terceiro ano comemora praticamente o fim de sua etapa na EFOMM. (Imagem: Jornal Pelicano)

Outro momento que certamente ficará gravado na memória foi o protagonizado pelo Al. Dantas. Já conhecido por seu dom de improvisar rimas – ele venceu o Festival Interno da Canção pela categoria cantores de chuveiro, no retorno da tradicional competição musical interna, em outubro desse ano -, o terceiranista novamente empolgou a galera. Citando os nomes, um a um, de quase todos os seus campanhas de turma presentes e fazendo questão de referenciar os três anos escolares em suas rimas, Dantas foi aclamado. “Mano Dantas fez história!” comentou posteriormente um de seus colegas. Os terceiranistas ainda vibraram e fizeram coro com o refrão inventado e improvisado na hora por ele: “Até o fim/ Até o fim/ Turma treze até o fim”.

“É todo mundo junto”

Os outros dois anos escolares também tinham motivos especiais para comemorar no churrasco. O atual segundo ano da EFOMM contava os dias para a assunção do comando do Corpo de Alunos e, o primeiro ano, para a sua rendição.

Segundo e primeiro anos escolares também comemoram. (Imagem: Jornal Pelicano)
Segundo e primeiro anos escolares também comemoram. (Imagem: Jornal Pelicano)

O segundanista, Al. Felipe Martinez, que assumirá pela sua chapa – eleita para substituir a atual administração da Sociedade Acadêmica, em votação interna aos atuais primeiro e segundo anos escolares, conforme determinado por Estatuto – o cargo de Diretor de Eventos da SAMM, no próximo dia 9 de dezembro; tendo auxiliado a atual Diretoria diretamente na organização deste churrasco, o enxerga, para o segundo ano, como uma transição: “Em breve, o comando do Corpo de Alunos vai estar conosco, teremos mais responsabilidade e também oportunidades de deixarmos coisas boas para a Escola, como o terceiro que sai.”

Em breve, teremos mais oportunidades de deixarmos coisas boas para a Escola

Com já dois anos de convívio e rotina escolar intensa, observando a emoção dos terceiranistas, ele sente que tudo passa mais rápido do que gostaria: “Fica aquele medo, apesar de tudo; aquele receio de que ‘estou indo para o terceiro ano, mas a minha hora [na Escola] está acabando'”.

“Os churrascos que a SAMM promove são importantes para a interação do nosso ano com o Corpo de Alunos como um todo”, declarou também a primeiranista, Al. Surya Barros. Ela explicou que a rotina acadêmica mais preenchida e corrida do primeiro ano dificulta um pouco esse contato e o churrasco os dá oportunidades de melhor se aproximarem.

Nos divertimos, choramos e comemoramos

Além disso, para a primeiranista, o evento também ficou marcado pela despedida do terceiro ano e de seus veteranos-adaptadores: “Nos divertimos, choramos com a previsão da saudade e comemoramos o encerramento do ano. Foi sem dúvida o melhor churrasco até hoje!”

Organização de Peso

Da esquerda para a direita, presidências SAMM 2015 e 2016, respectivamente. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)
Da esquerda para a direita, presidências SAMM 2015 e 2016, respectivamente. (Foto: Al. Alessandro / Jornal Pelicano)

O aluno do segundo ano Guerra, que assumirá a presidência da Sociedade Acadêmica e cuja maior parte da equipe de sua chapa eleita colaborou com a atual administração da SAMM, ao longo desse ano; comentou sobre a importância do trabalho em conjunto desenvolvido para a organização deste evento, principalmente, por conta do período de provas: “A equipe dividiu as fainas para que ninguém ficasse sobrecarregado, podendo todos ajudar e estudar!”.

“A gente estava preparando esse evento há algum tempo já, com muito carinho”, afirmou, ainda, a Adal. Victória, que também exerce o cargo de secretária da atual equipe da SAMM. “Nós sabemos que é um evento bastante tradicional e marcante, afinal, é a despedida de uma turma.”

O churrasco é importante para a Escola como um todo

Já para o aluno Dantas, o local, a comida e a música, tudo melhorou, sem dúvidas, em relação ao churrasco do meio do ano. No entanto, o importante mesmo, para ele, é a oportunidade que eventos como estes oferecem de reunir e integrar os três anos escolares, que serão sempre colegas de profissão: “Com isso, [o Churrasco de Fim de Ano da SAMM] não é importante só para o terceiro ano que está partindo, mas para a Escola como um todo!”

Confira todas as fotos de nossa galeria clicando neste link.

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.