Nesse domingo, dia 06, ocorreu a Etapa Porto Maravilha do Circuito Light Rio Antigo de Corrida, a qual contou com a participação de alunos da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante). O circuito teve a presença de corredores de diversas faixas etárias – jovens de 16 anos até os que tinham mais de 85 anos. A corrida dispunha de dois percursos, de 5 e 10 quilômetros, para que os atletas escolhessem qual desejaria participar.

Alunos registram o início de sua corrida com uma selfie (Foto: Al. Thiago Aguiar / Jornal Pelicano)
Alunos registram o início de sua corrida com uma selfie (Foto: Al. Thiago Aguiar / Jornal Pelicano)

Os competidores reuniram-se na Praça Mauá, local de concentração, até que às 8 horas foi dada a largada da prova. O percurso incluiu vias importantes do Rio, como Avenidas Venezuela e Rodrigues Alves, além de proporcionar aos corredores a sensação de correr pelo novo Túnel 450 (1.450 m de extensão) na Via Binário. O ponto de chegada foi nas proximidades da tradicional praça reurbanizada.

A etapa foi muito concorrida e disputada, mesmo assim a todo o momento esteve presente entre os atletas o clima de interação e solidariedade para que todos completassem o percurso. Os competidores demonstraram muita disposição e energia para correr, não só os que desejavam vencer como também os que apenas queriam alcançar o ponto de chegada.

Os alunos da EFOMM que participaram, concluíram a etapa – alunos Ana Luiza, Elisa, Lucas Soares, Nathalia Santiago, Thiago Aguiar, Gabriel Xavier, Freitas, Camini, Nicholas e Cerqueira. Todos obtiveram bom desempenho, principalmente a Adal. Ana Luiza que venceu em sua categoria.

O Circuito Light Rio Antigo, a cada ano, escreve um capítulo na história do Centro carioca em suas etapas. Este ano, em especial, ele fez parte do calendário de comemorações dos 450 anos de fundação da Cidade do Rio de Janeiro. A corrida tem o propósito de unir a prática esportiva ao lazer, cultura e entretenimento.

Cronômetro na chegada marca o tempo dos corredores (Foto: Al. Thiago Aguiar / Jornal Pelicano)
Cronômetro na chegada marca o tempo dos corredores (Foto: Al. Thiago Aguiar / Jornal Pelicano)

Após a chegada, os atletas receberam alimentação e bebida para se revigorarem. Os que completaram a prova receberam medalha de conclusão. Depois, os corredores aguardaram ansiosamente pelos resultados. Por fim, ocorreu a premiação dos vencedores gerais e de cada categoria. Assim, foi encerrado o Circuito Light Rio Antigo, deixando a expectativa para que a competição do próximo ano seja tão boa quanto à desse.

COMPARTILHAR
Comandante-Aluno (Curso de Náutica), Atleta da Equipe de Xadrez e Repórter do Jornal Pelicano