Palestra de intercâmbio voluntário. (Foto: Al. Isabella Moura/ Jornal Pelicano)

Na tarde do dia 14 de outubro, os alunos do CIAGA assistiram a uma palestra sobre intercâmbio social, ministrada pelas Sras. Laura Nery (diretora de Marketing) e Thais Kovags, ambas jovens membros da Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales – AIESEC (Associação Internacional de Ciências Econômicas e Comerciais, em tradução livre).

O que é AIESEC? Como é constituída?

AIESEC é a maior organização mundial de jovens para fins lucrativos, ela envolve diversos projetos e é coordenada por jovens, promovendo o desenvolvimento de sua liderança. O intercâmbio oferecido por esses gestores é de um jeito diferente, o que instiga a curiosidade dos jovens. Eles trabalham com ONG’S e desenvolvem atividades sociais para comunidades carentes em todo o mundo, procurando fazer com que entendamos a realidade de outros países.

IO000-20151014JP
Palestra AIESEC. (Foto: Al. Isabella Moura/ Jornal Pelicano)

Durante a palestra, a Sra. Laura apresentou alguns pré-requisitos para participar: saber falar inglês (moderado/intermediário) e ter entre 18 a 30 anos. Além disso, no decorrer da palestra, houve um debate com os alunos, que foram separados entre dois grupos que tiveram que debater e apresentar soluções para a educação desfavorecida de uma cidade miserável da Colômbia chamada Tolima.

De acordo com a primeiranista Al. Lara, “seria um experiência incrível e enriquecedora, a dinâmica apresentada transmitiu uma prévia da importância do que poderíamos fazer lá, em que poderíamos ajudar e como ajudar.”

A Sra. Laura, que já fez intercâmbio para Bandung (Indonésia), como gestora de pequenas empresas, disse que é uma vivência única. “Há uma grande troca de culturas, vale muito a pena, além de aprender e exercitar diversas línguas. Foi uma descoberta maravilhosa, conhecendo pessoas que vinham do mundo inteiro, eu pude aprender muito sobre mim e sobre as realidades.”

Palestra AIESEC. (Foto: Al. Isabella Moura/ Jornal Pelicano)
Palestra AIESEC. (Foto: Al. Isabella Moura/ Jornal Pelicano)

Contato AIESEC:

Telefone: (21) 3599-6311

Email: [email protected]