Tristeza e comoção definiram o semblante de centenas de pessoas chocadas pela morte de 5000 bois, num naufrágio de um navio no porto de Bacarena, no estado do Pará.

Na manhã desta terça-feira, 06 de outubro, o navio de transporte de carga viva ‘Haidar’, de bandeira liberiana, havia terminado seu carregamento, para zarpar para Venezuela. Segundo relato de trabalhadores portuários, muitos bois se agitaram e tentaram escapar, iniciando o processo de adernamento para cima do cais.

Bastou duas horas para que o navio afundasse por completo. Às 0800, a embarcação solicitou à Capitania dos Portos da Amazônia Oriental pedido de socorro, mas quando a equipe chegou ao local, a embarcação já havia ido à pique. Felizmente, não houve homens mortos nem feridos. A tragédia, não obstante à perda da embarcação, prosseguiu com a tentativa de fuga dos bois.

Segundo relato do ativista pelos direitos dos animais e servidora do IBAMA, Sr. Olinda Cardias, de 60 anos: “Este foi o pior dia da minha vida. Do ser humano: descaso, negligência, crueldade, irresponsabilidade, covardia. Dos animais: desespero, dor, vítimas agonizando”.

Olinda disse que milhares de animais morreram afogados se debatendo nos conveses inferiores. Outros poucos que conseguiram escapar, eram laçados por pequenas embarcações que os levavam à praia da Vila do Conde, para lá serem abatidos e divididos entre a comunidade local.

Com o naufrágio, 700 toneladas de óleo combustível vazaram, provocando uma grande mancha preta que rapidamente chegou à Praia do Conde, obrigando a prefeitura de Bacarena a interditar o local.

A Capitania dos Portos, bem como demais equipes de resgate e perícia instaurarão um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação a fim de apurar as causas do naufrágio, com prazo de conclusão de 90 dias.

Confira algumas fotos do acidente:

Fiquem ligados no Jornal Pelicano. Em breve lançaremos uma reportagem explicando mais sobre esse tipo de navio que carrega carga viva.