No último domingo, dia 4 de outubro, à convite da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Penha, alunos do Grêmio Católico da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) participaram de uma missa solene em comemoração aos 380 anos da Igreja de Nossa Senhora da Penha, mais conhecida como Igreja da Penha, situada no bairro de mesmo nome, na cidade do Rio de Janeiro. A festividade religiosa tinha como objetivo a apresentação do novo manto da Padroeira, confeccionado com âncoras símbolos de esperança.

O Exmo. Sr. Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), C Alte Gilberto Cezar Lourenço e o Ilmo. Sr Capelão do CIAGA, CT Eleutério também se fizeram presentes.

NA021-20151004JP-Igreja da Penha
Imagem de Nossa Senhora da Penha (Foto: Al. Natália / Jornal Pelicano)

No início da manhã, os alunos, na presença do Comandante, subiram os 382 degraus da escadaria da Penha, local onde muitos fiéis cumprem suas promessas ou agradecem pela intercessão de Nossa Senhora em suas vidas. Ao final da escadaria, participaram das honras de recepção ao Revmo. Sr. Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta, que presidiu a Santa Missa com unção e amor.

A presença da Banda Marcial do Colégio Nossa Senhora da Penha, que possui 142 anos e é constituída pelos próprios alunos daquele Colégio, foi um dos grandes destaques da solenidade. Eles tocaram a canção “Fibra de Herói” – normalmente tocada em quarteis – e o próprio Hino Nacional Brasileiro, cujo canto fora acompanhado por todos os presentes incluindo o próprio Arcebispo, respeitosamente.

Após isto, houve uma procissão com a imagem de Nossa Senhora da Penha até a entrada do Santuário. Nela estavam as damas e os cavalheiros de Nossa Senhora da Penha – que fazem parte da Irmandade – coroinhas, ministros, padres e, ao final, o próprio Arcebispo Dom Orani, abençoando a cada um por onde passava.

NA026-20151004JP-Igreja da Penha
Dom Orani abençoa os fiéis ali presentes (Foto: Al. Natália / Jornal Pelicano)

A santa missa emocionou a muitos que lá se encontravam e contou com a participação do Coral Amigo para abrilhantar com seu belíssimo louvor. A homilia foi realizada pelo     arcebispo, que falou da importância da família para a sociedade atual. Segundo ele, o homem comete atos condenáveis, pois carece de uma personalidade baseada em valores morais, os quais são adquiridos apenas no núcleo familiar.

Ao final da santa missa, o Exmo. Sr. Reitor e Capelão-Mor da Venerável Irmandade, Padre Thiago Sardinha, reinaugurou o púlpito, local onde os padres realizam as homilias das missas. Em seguida, ele recitou a oração do Ângelus, exatamente, ao 1200.

Após a benção final, concedida pelo Arcebispo, os alunos da EFOMM participaram da procissão de encerramento da missa, se dirigindo a entrada do Santuário, para que fosse feita a benção de um Ipê, sinal da ecologia e para que Dom Orani soltasse uma pomba, em sinal de paz.

NA046-20151004JP-Igreja da Penha
Dom Orani solta uma pomba objetivando a paz (Foto: Natália / Jornal Pelicano)

Desta forma, começava a grande comemoração de um dia festivo para os devotos de Nossa Senhora da Penha, em sua grande propriedade, localizada no bairro da Penha.

Para ver mais fotos, clique aqui.